Comemoração dos 50 anos da Francal foi um show de moda e informação

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A jornalista Carla Vilhena e o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala

Hotel Unique foi palco de um evento memorável, que juntou celebração, relacionamento e muita informação na forma de desfiles e palestras para empresários do setor sobre a coleção Verão 2019.

Setenta e nove marcas nacionais ajudaram a contar, ontem, 17 de abril, que este ano será um marco na história da indústria brasileira da moda em calçados e acessórios de moda a partir da comemoração dos 50 anos da Francal, a feira mais inspiradora do setor, a mais relevante para os negócios de toda a cadeia e a mais antiga do mundo em seu segmento.

Prestigiadíssimo, o evento realizado no charmoso hotel Unique, em São Paulo, recebeu mais de 400 convidados; entre eles, importantes lojistas de todas as regiões do País, representantes de algumas das principais marcas nacionais de calçados e acessórios, lideranças de todos os segmentos envolvidos na cadeia coureiro-calçadista e a imprensa.

Foi também uma oportunidade para apresentar ao mercado as muitas inovações que chegam para ficar a partir da Francal 2018, em julho; entre elas, o projeto Francal E-commerce Brasil. Ainda mais importante, o evento antecipou que a edição de 2019 vai atender um desejo de fabricantes e lojistas ao acontecer no início de junho, dos dias 3 a 5.

Conteúdo de moda

Abrindo a programação do evento de comemoração da 50ª edição da Francal, o coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues, transmitiu as inspirações do verão 2019. Um verdadeiro guia de criação e compras, a palestra destacou como pontos fortes para a nova temporada quente a presença de elementos folclóricos, as cores fortes que combinam entre si em contraste com a transparência do acrílico e do nylon, os elementos esféricos e a elasticidade. Devem prevalecer também na moda Verão 2019 as flores, os tons pastel “sujos’, os muitos tons de azul, listras, patchwork, cadarços, cordões e os detalhes que dão uma cara de “inacabada” às criações, como fiapos soltos.

Em seguida, os produtores Patrizia e Paulo Ramalho comandaram um desfile em que as estrelas foram os pré-lançamentos em calçados e acessórios do Verão 2019 de 79 marcas nacionais de bolsas e calçados femininos, masculinos e infantis. Com formato dinâmico, o desfile antecipou parte dos lançamentos que importantes marcas estão reservando para apresentar em julho, na Francal 2018, como Colcci, Ana Hickmann, Jorge Bischoff, Anzetutto, Cervera, Ferrucci, Giulia Domna, Luiza Barcelos, Kidy, Klin, Orcade, Democrata, Rafarillo, Vizzano, Usaflex, Werner, entre outras.

Assim que acabou o desfile, Carla Vilhena, jornalista e apaixonada por calçados, bateu um papo descontraído com os diretores de Redação das revistas Vogue e GQ, Silvia Rogar e Ricardo Cruz, respectivamente. Eles comentaram as inspirações da temporada materializadas nos pré-lançamentos revelados minutos antes na passarela montada no hotel Unique.

O desfile foi seguido de ainda mais conteúdo em uma conversa sobre os novos rumos do mercado da moda conduzido pelo estilista e coordenador de Moda do Istituto Europeo di Design (IED-SP), Dudu Bertholini, Meline Moumdjian e Eloisa Artuso, respectivamente coordenadora de Shoes & Bags e professora de Design Sustentável da instituição.

No grande momento de encerramento, o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, mal conteve a emoção ao lembrar a trajetória de 50 anos daquela que é hoje uma das principais feiras de calçados e acessórios de moda do mundo, a mais longeva e a que concentra 100% de fabricantes de um mesmo país. Após Abdala capitanear um brinde com os mais de 400 convidados do evento, um desfile-show com pré-lançamentos do Verão 2019 voltou a ocupar a passarela com modelos sensualmente envoltas em panos, rendas e maiôs.

Ao som de uma moderna versão da clássica canção “Parabéns pra Você”, Abdala reuniu todos os diretores e colaboradores da Francal na passarela para agradecer a confiança do mercado e projetar o otimismo que vai nortear o futuro da Feira do Verão Brasileiro nos próximos 50 anos e além.

O que eles disseram:

Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal

“São 50 anos de trabalho em prol do mercado, desde o início em Franca até a transformação em uma feira internacional, aliás a mais antiga do mundo. Somos os garçons do mercado.”

Heitor Klein, presidente da Abicalçados

“A Francal demonstra por esse evento sua importância para o setor calçadista, que deve para a feira por ter sido um meio de divulgação das marcas aqui e para o mundo. Nossa indústria se consolidará como a mais importante do mundo ocidental; cada vez mais as marcas nacionais serão o grande suporte da indústria, e isso é muito bem traduzido pela Francal.”

Paulinho Schemes, presidente da ABRECAL

“As 50 edições revelam a confiança dos fabricantes e lojistas na Francal. É uma feira forte, pois lança as coleções de Verão. Não tem quem não conheça a Francal. O desafio da feira é continuar mudando para se adequar a um mercado cada vez mais exigente e dinâmico.”

Marcone Tavares, presidente da Ablac

“Coroamos os 50 anos da Francal, marco da temporada mais aquecida do ano, o verão. Nada como um evento como esse para que a gente observe as tendências que o que o varejo vai proporcionar no final do ano.”

Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assistecal.

“A importância da Francal para o calçado é fundamental. Está situada na estação mais importante que é o verão. 50 anos não é pouca coisa, é uma grande história. Para mim tem a questão de mensurar o quanto de prosperidade essa feira proporcionou. Moda é negócio, não só produto, tendências, gera emprego, riqueza.”

Jorge Bischoff, designer e proprietário das marcas Jorge Bischoff e Loucos & Santos

“Ao atingir 50 edições, a Francal venceu um desafio extraordinário. É uma alegria muito grande participar há muitos anos da feira. A Francal tem uma função importante para o mercado calçadista que vai além dos negócios; ela joga uma nova energia no setor a cada ano e sempre marca um recomeço.”

Carlos Ajita, loja Casas Ajita

“Estamos otimistas, só falta traduzir isso em dinheiro no caixa. A expectativa é que o País melhore para o segundo semestre. O consumidor está mais exigente, estudioso, buscando alternativas de conforto e qualidade.”

Ricardo Kachvartanian, loja Magazine Mundial

“O mercado anda complicado, as vendas não estão de acordo, mas a perspectiva é de melhora.”

Vanoil Rocha Pereira, loja Passarela

“A retomada vai ser devagar, é preciso ter paciência. Um evento como este ajuda a movimentar e pensar na retomada.”

Francal 2018

A partir de agora, todas as atenções de quem trabalha e ama a moda em calçados e acessórios estão voltadas para a Francal 2018, de 16 a 19 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, uma edição que nasce mais interativa, vibrante e inspiradora. Com novo conceito, a Feira do Verão Brasileiro passa a oferecer aos visitantes um mundo de informações, ideias, linguagens e movimentos que se traduzem em experiências a serem reproduzidas nos pontos de venda nos meses seguintes.

Este conceito moderno e inovador se reflete também no novo posicionamento da Francal de oferecer às marcas diferentes opções de projetos de estandes, com uma linguagem mais alinhada às tendências globais e acessíveis a empresas de todos os portes.

A Francal 2018 insere seus visitantes num mundo de informação atual e inspiradora por meio de um Painel de Mercado, Fórum de Moda, desfiles e palestras dinâmicas do Francal Talks. É o principal evento da temporada mais vendedora do ano para a indústria e varejo de calçados e acessórios de moda, uma vez que reúne todo o trade do setor, as mais importantes marcas da cadeia produtiva nacional, lojistas de todo o Brasil e compradores do exterior.

 
Fotos: Divulgação/Francal

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