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‘Comércio’ adota formato compacto a partir de terça

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O jornal Comércio da Franca já em formato berliner saindo da impressora, durante teste na sexta

O jornal Comércio da Franca, impresso atualmente no padrão standard, passa a circular a partir da edição de terça-feira, 15 de novembro, no formato berliner, menor e mais compacto. A medida é resultado de meses de estudo em busca de alternativas para enfrentar a grave crise econômica que afeta o Brasil e, também, as profundas mudanças no mercado de mídia que tem impactado especialmente o setor de jornais impressos em todo o mundo.

A mudança de formato não é a primeira na longa história de mais de um século do Comércio. O jornal já foi impresso em pelo menos cinco formatos distintos ao longo do tempo: já foi maior, menor, mais largo. Nos anos 70, circulou como tabloide, com páginas na metade do tamanho das atuais (mesmo formato dos suplementos Domingo e Clubinho). Depois, retomou o formato “jornalão”. Desde os anos 90, sofreu duas reduções de tamanho no formato standard, seguindo normas técnicas da ANJ (Associação Nacional de Jornais) que fixaram os padrões que deveriam ser adotados pelos periódicos brasileiros. Agora, se antecipa ao adotar o formato berliner, recomendado pela APJ (Associação Paulista de Jornais) como novo padrão para os diários do interior a partir do segundo trimestre de 2017.

A decisão de mudar para o formato berliner garante mais competitividade ao Comércio, ao mesmo tempo em que preserva a mesma oferta de conteúdo editorial, uma das preocupações da direção da empresa.

No novo formato, as páginas tem dimensões menores (27x 42cm, contra 32x55cm do tamanho atual), mas que comportam praticamente o mesmo volume de matérias. “Muda sutilmente a diagramação, algumas fotos terão tamanho um pouco menor, mas todo o conteúdo jornalístico com o qual os leitores estão acostumados continua nas páginas do Comércio”, diz a editora-chefe Joelma Ospedal. “Além de muito bonito, a leitura do novo jornal fica muito mais ágil e prática.”

Nas edições semanais, o jornal terá 24 páginas, duas a mais do que atualmente. Num único caderno, todas as editorias: Local, Brasil, Artes, Esportes e Classificados. Aos domingos, a edição cresce para 60 páginas, distribuídas em quatro cadernos. O primeiro abrigará Local, Brasil e Esportes; o segundo, trará as colunas especiais de domingo. No terceiro, o Caderno de Domingo e o Clubinho, que deixa as quintas-feiras para divertir e informar as crianças nos fins de semana. No quarto caderno, estarão os Classificados (Imóveis, Emprego e Veículos).

Economia

O novo formato vai proporcionar uma redução de 32% nos custos de impressão do jornal. Além da diminuição dos gastos com papel e chapas, haverá ainda redução substancial no tempo de impressão, o que implica em menor consumo de energia elétrica. “Vamos precisar de pouco mais de uma hora por dia de trabalho da gráfica para imprimir o novo Comércio durante a semana. A edição de domingo deve estar pronta com menos de quatro horas de impressão. Todas essas economias são importantes num momento de grandes desafios como os que o setor de mídia enfrenta”, diz Corrêa Neves Jr., diretor responsável do Comércio.

Diante de tantos obstáculos, alguns jornais simplesmente concentraram suas edições de fim de semana e, agora, fazem um único jornal para sábado e domingo, casos do Zero Hora (Porto Alegre-RS), Estado do Maranhão (São Luís-MA), Diário de Pernambuco (Recife-PE) e Valeparaibano (São José dos Campos-SP). Houve jornais que radicalizaram ainda mais e fazem apenas uma edição para sexta, sábado e domingo.

“Acreditamos que a mudança de formato, como a que adotamos no Comércio, é uma solução com muito menor impacto para o leitor”, avalia Corrêa Neves Jr.

Tendência

O formato berliner é o padrão na grande maioria dos jornais europeus. Na América Latina, já é adotado pelos principais jornais da região Sul do Brasil e tem ganhado cada vez mais espaço na Argentina.

Assim, como o Comércio, os também centenários Gazeta do Povo (Curitiba-PR) e La Nacion (Buenos Aires, Argentina) deixaram o formato standard em busca de modernização. O brasileiro é compacto desde dezembro de 2015, já o argentino reduziu de tamanho no último dia 31. Ainda na Argentina, o Clarín (Buenos Aires), maior jornal do país,circula no formato berliner há décadas.

Na Europa, são exemplos o The Guardian (Londres, Inglaterra), o Le Monde (Paris, França), o Libération (Paris, França) e o El Pais (Madri, Espanha), entre inúmeros outros.

No Brasil, também adotam o formato berliner ou tabloide o Correio do Povo e o Zero Hora, em Porto Alegre (RS); o Correio*, em Salvador (BA); o Metro, que circula nas principais regiões metropolitanas do país; o Hoje em Dia, em Belo Horizonte (MG); o Diário Catarinense, em Florianópolis (SC); o Diário de São Paulo, da Capital; e a Tribuna Impressa, de Araraquara.

 

Fonte/Reprodução: Portal GCN.net.br
Foto: William Borges/Comércio da Franca