Consagrados Festivais da Coxinha e Cerveja Artesanal de SP voltam a Franca

coxinha

Serão três dias de festa. Além destas preferências nacionais, o festival multigastronômico terá churros e dezenas de outras delícias. E ainda feira de artesanato, música, área kids, evento pet friendly, passeios de helicóptero e ações de solidariedade. Em local privilegiado, amplo e entrada gratuita.

Chegou a melhor notícia dos últimos meses para a ansiosa legião de fãs de coxinha, cerveja artesanal e churros. O Espaço As Meninas e a Charrua Produções Artísticas trazem, diretamente da capital para Franca, estas três grandes Paixões Paulistanas. Serão três consagrados festivais  em um só. O evento abrange o 2ª Festival da Coxinha, Cerveja Artesanal & Churros, a Feira de Artesanato e Variedades, e acontecerá em uma localização privilegiada e ampla: no  Pedrocão Centro Poliesportivo de Franca – Rua dos Pracinhas, 538, Residencial Paraíso, em três dias: de 13, 14 e 15 de Abril (sexta-feira a domingo), com entrada gratuita.

Cervejas

“Estamos muito animados em retornar à cidade e trazer novamente aos francanos o melhor da gastronomia e da diversão dos nossos eventos mais tradicionais. Não poderíamos recusar o convite de retornar a essa cidade maravilhosa de gente simpática e hospitaleira. Estaremos com novidades e confiantes do sucesso, como foi na primeira edição”, revela Elaine Vilela, uma das idealizadoras do evento e sócia-proprietária do Espaço As Meninas.

Em setembro do ano passado, mais de 70 mil pessoas prestigiaram o evento. “Uma das atrações de maior destaque foi o Festival da Comilança e repetiremos a dose. Os destemidos que quiserem participar podem começar a preparar os seus estômagos e fazer a inscrição no local. É diversão para todas as idades.”, comenta Elaine Vilela.

Coxinha, a queridinha de todos

A coxinha mantém-se no topo das preferências gastronômicas, principalmente em São Paulo, onde foi criada durante a industrialização para ser comercializada como um substituto mais barato e mais durável às tradicionais coxas de galinha que eram vendidas nas portas de fábricas. Prova disso é que mais de 200 mil pessoas estiveram nas cinco edições anteriores deste Festival apenas na capital.

Cerveja Artesanal

Sabiam que as cervejas chegaram ao nosso país com a família real, em 1808, e nunca mais foram embora? Eram importadas e a produção da bebida por aqui começou discretamente, em 1830, quando os imigrantes passaram a produzi-la de forma artesanal apenas para o consumo da família. Como na época esta tarefa era considerada uma atividade culinária, a produção ficou sob a responsabilidade das mulheres.

A cerveja artesanal ganhou mais força no final do século XIX, quando o aumento dos impostos inviabilizou a importação da bebida. Nos últimos anos temos assistido a uma grande ascensão do produto com conceito diferenciado, trazendo novos cheiros e aromas. Não é fácil produzir cerveja artesanal no Brasil por conta de vários fatores, como os custos, por isso o Espaço As Meninas faz questão de valorizar os produtores.

Churros

É um doce originário de Portugal e Espanha e bastante consumido nos países hispano-americanos, desde o México até a Argentina.  Nestes países, o churro geralmente não possui recheio, diferentemente do Brasil. Os brasileiros aperfeiçoaram a receita e deram mais sabor ao que já era gostoso, ao introduzir recheios doces de diversos sabores. Sorte nossa!

Cardápio irresistível

Vai ter coxinhas para todos os gostos e a variedade é grande: coxinhas tradicionais, com catupiry, massas de batata doce e abóbora, recheios inusitados como queijo da canastra, coxinhas fit, vegetarianas, coxinha japonesa (a estrela do festival anterior, feita de arroz com recheio de cream cheese e salmão), o famoso burcoxinha (pela primeira vez na cidade), o famoso bolinho de feijoada de Ribeirão Preto, joelho de porco, pasteis, empanadas, pizzas, hambúrguer, lanches, frango frito, medalhões de frango, e opções doces, como coxinhas  de brigadeiro recheadas com morango,  bolos, fondue, sorvete na panela, sorvete tailandês, churros gourmet, além de açaí e muito mais.

Na seleção de cervejas artesanais, opções que vão desde as tradicionais até as mais sofisticadas para paladares exigentes. Haverá diversos tipos a serem saboreados: pilsen, weiss, witbier, ipa, apa, bock, nórdica, puro malte, bem como chopp com  vinho, chopp colorado appia, índica, kauin. Presenças confirmadas: Moto Chopp Leste, Cervejaria Germânia, Fórmula Chopp Truck, Chopp do Veloso Beer Truck, Cervejaria Sapucaí, Cervejaria Nórdica, entre outras cervejarias, e drinks do Rocha Drinks Bar Truck.

Feira de Artesanato, música, solidariedade e sorteios

Haverá atrações musicais e entretimento para todas as idades. A criançada poderá se divertir com parede de escalada, corrida maluca, futebol de salão, entre outras brincadeiras. Teremos espaço também para ações solidárias, como cadastro de doadores de medula óssea para o Hemocentro de Franca.

Confirmando presença e convidando no mínimo cinco amigos pelo link: https://www.facebook.com/events/1790728121232750/, os inscritos concorrem a vôo panorâmico de helicóptero.

Não dá para perder este super evento. Marquem nas suas agendas. Compareçam, levem seus familiares e amigos. Compartilhem e aproveitem.

Selo Paixões Paulistanas

O Festival da Coxinha, Cerveja Artesanal & Churros do Espaço As Meninas Feiras e Eventos tem a certificação dos eventos e ações idealizados sob medida para o gosto dos paulistas. Para criar o selo e o calendário de eventos, os organizadores fizeram uma vasta pesquisa e identificaram os temas que mais atraem o público de São Paulo, estado de todos os gostos e sabores. Este selo está produzindo uma variedade de festivais inéditos que acontecem desde 2012 e continuarão ao longo de 2018.

Serviço:

Entrada Gratuita

Festival Gastronômico de Franca – 2ª Festival da Coxinha, Cerveja Artesanal & Churros

Link: https://www.facebook.com/events/1790728121232750/
Data:  de 13 a 15 de Abril de 2018 (sexta-feira a domingo)
Horários: Sexta-feira – das 17h às 23h
Sábado – das 12h às 23h
Domingo – das 12h às 20h
Local:  Pedrocão Centro Poliesportivo de Franca – Rua dos Pracinhas, 538 – Residencial Paraíso.

Produção e realização:

Espaço As Meninas Feiras e Eventos e Charrua Produções Artísticas

 

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*