Espetáculo em Franca discute episódios violentos que chocaram o país

Real

Quando as lutas coletivas e os traumas sociais vão além do imaginário, a peça instiga o público a assimilar a realidade, de fato. Nos dias 19 e 20 de maio, com entrada gratuita.

O Sesi Franca recebe nos dias 19 e 20 de maio, sábado, às 20 horas, e domingo, às 19 horas, o espetáculo Real, do Grupo Espanca!, que investiga a poética da violência a partir de acontecimentos que marcaram a sociedade brasileira: um linchamento, um atropelamento, um movimento grevista e uma chacina policial. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu Sesi em www.sesisp.org.br/meu-sesi.

Real é composta por quatro peças de curta duração: Inquérito, O Todo e as Partes, Maré e Parada Serpentina. Com diferentes origens e localidades, cada enredo carrega o peso da violência que marcou a memória recente dos brasileiros.

Inquérito retrata o convívio de um pai e suas filhas, enquanto tentam lidar com a morte violenta da mãe que assombra a família constantemente. Em seguida, O Todo e as Partes coloca em pauta o atropelamento de um ciclista e a repercussão sobre como o culpado irá se reparar com a vítima. Na sequência, Parada Serpentina expõe a greve de garis no Rio de Janeiro e a paralisação da cidade maravilhosa. Por fim, Maré é um fluxo sonoro:  uma família narra, sob diferentes pontos de vista, a vida na favela onde mora.

Real

Sobre o Grupo Espanca!

Nos últimos 12 anos, o grupo Espanca! criou 7 peças de teatro, um conjunto de obras que revela sua pesquisa sobre a encenação de dramaturgia contemporânea, propondo discussões sobre os códigos do fenômeno teatral e a escrita de uma investigação chamada “poética da violência”.
Os trabalhos da companhia circularam pelos principais festivais de teatro do país, receberam diversos prêmios e nomeações (Shell, APCA, Qualidade Brasil, SESC-SATED) e seguem no repertório. Com apresentações internacionais e em 59 cidades do Brasil, o grupo já alcançou mais de 120 mil pessoas.

Ficha técnica

Direção Geral: Gustavo Bones e Marcelo Castro | Equipe de Criação: Alexandre de Sena, Aline Vila Real, Allyson Amaral, Assis Benevenuto, Eduardo Felix, Gláucia Vandeveld, Gustavo Bones, João Filho, Karina Collaço, Leandro Belilo, Marcelo Castro e Michelle Sá | Dramaturgos: Diogo Liberano, Márcio Abreu e Roberto Alvim | Coordenação de Produção: Aristeo Serranegra | Cenografia: Adriano Mattos, Ivie Zappellini e Grupo Arquitetura  | Iluminação: Edimar Pinto | Figurino: Gustavo Bones e Helaine Freitas | Projeto Gráfico: Estúdio 45Jujubas | Fotos: Guto Muniz | Realização: Espanca!

Serviço:

Teatro do Sesi Franca – Avenida Santa Cruz, 2870
Datas e horários:  19 e 20 de maio, sábado, 20h e domingo, 19h
Capacidade: 201 lugares 04 para cadeirantes
Duração: 120 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Modalidade: Adulto
Gênero: Drama
Informações: (16) 3712-1600
Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu Sesi (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 2 horas antes do início do espetáculo.

 

Fotos: Guto Muniz

 

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*