/Franca imuniza mais de 65% da população contra a Covid e anuncia mutirão para este sábado

Franca imuniza mais de 65% da população contra a Covid e anuncia mutirão para este sábado

  • Prefeito Alexandre Ferreira. – (Foto: Divulgação)

O Prefeito Alexandre Ferreira apresentou na tarde desta sexta-feira, 16, durante transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, um levantamento feito pela Secretaria de Saúde, contendo informações e dados sobre o enfrentamento da pandemia da Covid-19, na cidade.

Ferreira destacou que até a última quarta-feira, 14, o município atingiu o percentual de 65% da população imunizada, com a primeira dose das vacinas contra a Covid. De um total de 261.550 pessoas a serem imunizadas a partir de 18 anos, 168.925 já receberam a primeira aplicação do imunizante, de acordo com números da Fundação Seade.

O levantamento apontou ainda que foi cumprida a meta prevista pela Fundação Seade para a imunização dos francanos, com idade acima de 60 anos para a primeira dose. Já o público de 59 a 55 anos, o percentual chega a 93% e 91% das pessoas na faixa etária de 54 a 45 anos que foram vacinadas com a primeira dose.

O prefeito explicou que essa amostragem dos dados foi realizada no período de 30 de junho a 9 de julho e apontou que no Polo Covid – “Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”, foram realizados durante esses dias, 905 exames, que apontaram a confirmação de casos postivos da doença em 191 pacientes.

Desta quantidade, 65 pessoas receberam ao menos uma dose de vacina e 12 delas, estavam totalmente imunizadas contra a doença. 47 pacientes foram regulados para leitos de enfermaria ou UTI, sendo que 23 pessoas foram vacinadas com, pelo menos, a primeira dose e duas completaram o ciclo vacinal. Entre os pacientes que testaram positivo, que tinham recebido as duas doses das vacinas, nenhuma pessoa foi transferida para a UTI.

O levantamento apontou que neste período, foram atendidas 4.176 pessoas e o maior percentual de novos casos da doença atendidos no Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azuuz”, foi registrado na faixa etária entre 20 e 49 anos, com 65,43% dos casos, tendo em vista que no período de realização deste estudo, o público liberado pelo Governo do Estado para imunização era superior a 38 anos para a população em geral. As pessoas, com mais de 70 anos, representava apenas 3,6% dos casos confirmados. 34,3% dos casos positivos são pessoas imunizadas com apenas a primeira dose e 6,28% apresentavam o ciclo vacinal completo.

Alexandre Ferreira destacou que hoje, dia 16 de julho, a taxa de transmissão diária da Covid-19 está em 0,57 e chegou a atingir 1,66 durante o período de lockdown compreendido entre o dia 27 de maio e 10 de junho.

O chefe do Executivo ressaltou que Franca cumpre, rigorosamente, o cronograma de imunização definido pelo Governo do Estado, mediante o recebimento de doses.

De acordo com o calendário estadual, nesta semana (15 a 18 de julho), estão sendo imunizadas as pessoas com 35 e 36 anos e para o período de 19 a 4 de agosto será a vez das pessoas na faixa etária de 30 a 34 anos receberem a primeira dose das vacinas.

O prefeito informou ainda que a quantidade de pessoas na faixa etária entre 59 a 40 anos, de acordo com a Fundação Seade é de 92.706, em Franca, mas apenas 83.931 foram imunizadas. Isso significa que 8.775 francanos deixaram de comparecer aos postos para a vacinação.

Alexandre Ferreira ressaltou a importância das pessoas receberem o imunizante, independente do fabricante da vacina, pois só assim os casos terão redução.

Segundo ele, as pessoas precisam manter os protocolos sanitários de prevenção a doença, tendo em vista que a média móvel dos casos apresentou alta de 25,1%, passando para 158,7, na última quinta-feira, o que há uma semana atrás estava em 86,6 de média móvel de novos casos.

Mutirão de vacina

Durante o seu pronunciamento, o Prefeito Alexandre Ferreira anunciou a realização de um mutirão para este sábado, 17, para a vacinação com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, para as pessoas, com idade de 34 anos ou mais.

Segundo ele, com o recebimento de um novo lote de vacinas do Governo do Estado, nesta sexta-feira, será possível a redução da idade dos públicos-alvos, com o atendimento das pessoas em 13 postos de vacinação, sendo 11 UBS e ESF, Aeroporto 3, Santa Clara, Progresso, Paulista, São Sebastião, Paulistano, Brasilândia, Horto, Guanabara, ESF Luíza e Paineiras, além da Escola Sesi da Santa Cruz (entrada pela Rua Augusto Vitor Engholm – portão 7) e no Internacional Esporte Clube (entrada pela rua Cavalheiro Petráglia, 99 – Estação), das 07h30 às 13h.

As pessoas que estejam aptas a receber a vacina devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site http://www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.

O atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis.