/RibeirãoShopping sedia ação de incentivo ao turismo no Rio de Janeiro

RibeirãoShopping sedia ação de incentivo ao turismo no Rio de Janeiro

  • Ação promocional da Secretaria de Estado de Turismo do RJ, em parceria com a ABIH-RJ, Fecomercio-RJ e Multiplan pretende atrair os futuros viajantes para as 92 cidades do Estado, apresentando as belezas, a música e colocando lado a lado os prestadores de serviços turísticos e os compradores. – (Foto: Ilustrativa/Divulgação)

Atrativos turísticos, música e encontro de negócios. É com esses ingredientes que o Rio de Janeiro desembarca em Ribeirão Preto, São Paulo, para a ação promocional “O Rio continua lindo. E perto!”. Até o dia 17 de outubro, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), em parceria com a Fecomércio, a Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e o grupo Multiplan, está no RibeirãoShopping apresentando novos destinos ao público e em contato com o trade local, com o objetivo intensificar o fluxo de turistas para o RJ na alta temporada, visando o verão de 2022.

Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, destaca a importância de divulgar os atrativos turísticos nacionais no momento em que, com o avanço da vacinação, a retomada ganha força e o desejo de viajar aumenta.

“Tradicionalmente o estado de São Paulo, especialmente a cidade de Ribeirão Preto e os municípios próximos, são grandes emissores de turistas para o Rio de Janeiro. Por esse motivo, a Secretaria de Turismo e a TurisRio decidiram dar a largada da campanha no interior de São Paulo. O Rio de Janeiro oferece todas as condições procuradas pelos futuros viajantes neste momento: está a poucas horas de viagem, conta com inúmeros atrativos ao ar livre e é um destino cumpridor das regras sanitárias vigentes. Estamos prontos para receber os visitantes. Tenho certeza de que a ação atrairá o público da região que ficará encantado e ansioso para visitar as cidades fluminenses”.

A ação conta com quatro pilares: estande em shoppings, encontro comercial (“O Rio é de vocês”), show temático e campanha publicitária. A escolha dos grandes shoppings foi impulsionada pelo fluxo diário nos estabelecimentos. O RibeirãoShopping será a sede do Rio de Janeiro durante a promoção.

Lá, haverá um estande decorado com grandes imagens de alguns dos 92 destinos turísticos do Rio de Janeiro. No local, além de receberem informações sobre as cidades fluminenses, os frequentadores poderão vivenciar uma experiência diferente: assistir vídeos 3D do Rio de Janeiro. A intenção é proporcionar um passeio lúdico, onde o futuro turista possa sentir o prazer de estar em uma das cidades do RJ apresentadas no filme e que possa assim escolher o Estado como seu próximo destino de viagem.

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, ressalta que o turismo é uma das molas propulsoras da recuperação do Rio.

“Poucos estados possuem uma infraestrutura de aeroportos, hotéis, serviços, além de atrativos naturais, como o Rio de Janeiro. O projeto ‘O Rio continua lindo. E perto!’ visa apresentar melhor esses atributos ao mercado interno, nosso primeiro e talvez mais importante público. Com o aumento do número de vacinados com as duas doses, a busca por viagens é cada vez maior. A campanha visa fortalecer as viagens internas e recuperar o papel de protagonismo do Rio de Janeiro no turismo nacional. O período de férias se aproxima e estamos preparados para receber os visitantes, com segurança e todo o encanto do Rio”.

Além disso, a ação promocional também é direcionada à concretização de negócios. O encontro comercial “O Rio é de Vocês”, que acontecerá no dia 15 de outubro, vai aproximar os prestadores de serviços turísticos do RJ e os compradores dos mercados emissores, tais como agências de viagens e operadoras de turismo. Desta forma, é facilitada a troca de experiências e o acerto de parcerias e de negócios, impulsionando a cadeia turística do Estado.

Alfredo Lopes, presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município e Conselheiro da ABIH-RJ lembra que a hotelaria carioca sempre teve um protagonismo muito grande em ações de promoção e captação dos turistas.

“Temos o parque hoteleiro mais moderno do país, com hotéis de todas as categorias, que atendem os mais diferentes perfis de público e estão localizados entre pontos turísticos mundialmente famosos. Esse alinhamento com os demais setores produtivos que se relacionam com o turismo é fundamental para o setor. O Rio está pronto para a retomada”.

Aliado a essas ações, uma grande campanha publicitária estará sendo veiculada. Para arrematar, haverá uma apresentação musical com a cara do Rio de Janeiro, realizada pelo cantor Diogo Nogueira. Em Ribeirão Preto a apresentação acontecerá no dia 15 de outubro, no RibeirãoShopping.

Vander Giordano, vice-presidente Institucional da Multiplan, ressaltou a satisfação em poder abrir as portas dos shoppings para contribuir com o desenvolvimento do turismo.

“Assim como o comércio e os shopping centers, o setor é uma das vocações do Rio e ajuda a movimentar a economia e promover o crescimento econômico e social. A Multiplan é uma empresa fundada no Rio e tem orgulho de gerar mais de 20 mil empregos diretos aqui. Continuamos investindo na cidade com a construção do ParkJacarepaguá, nosso 20º shopping, que será inaugurado em novembro. É o único projeto no Rio que vai gerar 4 mil empregos diretos em um mesmo local”.

“O Rio continua lindo.E perto!” vai estar, no mesmo período, na capital do Rio de Janeiro, no BarraShopping. Também são alvos da ação, em datas futuras, as cidades de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia.