Rumo aos 200 anos, Cavalhadas da Franca produz documentário histórico

lançamento-Cavalhadas-da-Franca-2017-documentário-Ronaldo-Leite-diretor-de-marketing- (2)

Espetáculo com cavalos nasceu na cidade em 1831 e será eternizado com a produção do filme, previsto para ser lançado em 2018

As Cavalhadas da Franca vão ter a sua história, de quase dois séculos, contadas em um documentário. O projeto “Cavalhadas da Franca – Rumo aos 200 anos” foi lançado na noite da última quinta-feira, 27, no Parque “Fernando Costa”, para autoridades, imprensa, participantes do espetáculo e seus familiares.

A proposta do filme, inédita em 186 anos de trajetória do evento, tem como objetivo imortalizar a tradição, cultura e história desse espetáculo com cavalos. As Cavalhadas foram trazidas pelos portugueses para o Brasil durante a colonização e em Franca foram apresentadas pela primeira vez no ano de 1831. Elas são a segunda mais antiga do país.

O documentário receberá investimento de R$ 30 mil e tem previsão de ser produzido em 12 meses. O lançamento deverá ser feito durante as Cavalhadas 2018, no mês de agosto. O filme conterá entrevistas com personagens que ajudaram a escrever a história do evento na cidade; cenas inéditas de Cavalhadas antigas, de apresentações realizadas em outros municípios e imagens do espetáculo deste ano.

A apresentação ocorrerá nos próximos dias 5 e 6 de agosto, no Parque “Fernando Costa”, e contará com uma equipe especializada para a captação de imagens, inclusive aéreas, destinadas ao documentário. As pesquisas históricas e levantamento do acervo de fotografias e vídeos já estão sendo realizadas.

O projeto “Cavalhadas da Franca – Rumo aos 200 anos” ainda engloba a criação do site oficial do evento, que já está no ar. Além da divulgação nas mídias sociais, com produção diária de conteúdo para o Facebook e Instagram. “O objetivo da feitura deste projeto é, de fato, eternizar este que é o maior patrimônio cultural do povo francano e região, porque é uma tradição bicentenária e deve ser mantida, preservada e imortalizada. Este é um projeto para a preservação do que Franca tem de melhor”, ressalta Marcus Vinícius Palermo Falleiros, presidente do Clube das Cavalhadas da Franca.

Autoridades e imprensa prestigiaram o lançamento do projeto de comunicação. Alessandro Brás Rodrigues, assessor do deputado estadual Welson Gasparini, foi um dos presentes e exaltou a importância de preservar essa tradição. “Trago o abraço do deputado e voto de muito sucesso. Confesso que não conhecia esse evento e é uma coisa que a gente se apaixona, pela história que traz. A cultura muitas vezes é deixada em segundo plano e Franca vai na contramão disso, fazendo um evento permanecer vivo por 186 anos. É um exemplo”, afirmou. Gasparini é responsável pelo projeto de lei que torna o Clube das Cavalhadas da Franca entidade de utilidade pública estadual.

O vereador Adérmis Marini; o Capitão Wagner Cangerana, comandante da 5ª Cia da Polícia Militar, e o secretário municipal de Ação Social, Edgar Ajax, representando o prefeito Gilson de Souza, entre outras autoridades, participaram do lançamento.

lançamento-Cavalhadas-da-Franca-2017-documentário-julia-lemos-diretora-de-comunicação (3)
Fotos: Marcos Limonti

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*