Um encontro cordial, de reconhecimento e de agradecimentos recíprocos. Assim pode ser definida a reunião solicitada pela diretoria e atletas do Franca Basquete com o prefeito Alexandre Ferreira, o vice-prefeito Fernando Baldochi e assessores na manhã da última sexta-feira, em seu gabinete. Durante mais de uma hora, o prefeito recebeu o presidente do clube, Luiz Aurélio Prior, o técnico Helinho, o supervisor Lula Ferreira, outros diretores e um grupo de jogadores.
Objetivamente a conversa foi aberta pelo dirigente do Franca Basquete, dizendo que tinham solicitado aquele encontro para agradecer toda atenção que o prefeito e sua equipe dedicaram ao basquete, num instante de dificuldades extremas, onde não apenas ouviu e ofereceu suporte estrutural, como caminhos que permitissem resgatar a agremiação, dando-lhe solidez. Foi enfatizado também o papel do professor Lula Ferreira, na época o então treinador, que foi proativo e não ficou no conforto da função que exercia, mas diante de uma situação extramente grave, recorreu ao prefeito da cidade e lhe expôs a situação como estava e possíveis implicações, com risco no momento até de acabar com a modalidade.
A partir dessa realidade, com cautela e transparência, respeitando os limites legais, o prefeito se colocou a campo e solicitou ajuda do vice Fernando Baldochi, que ao lado de outros auxiliares, foi a campo buscar subsídios. Visitaram outras cidades, conheceram estruturas aparentemente exitosas, conversaram com os diretores, mobilizaram lideranças empresarias, setores da imprensa e o resultado é que um novo projeto foi organizado, respeitando os limites financeiros do município e as condições da cidade.
O prefeito Alexandre Ferreira relembrando alguns momentos de esportista, já que praticou quase todas as modalidades, lembrou de um ensinamento do saudoso professor Pedroca, sobre a persistência na busca dos objetivos e do segundo fôlego, recurso que, geralmente, poucos tem e nos momentos decisivos faz a diferença. Ele observou que a equipe de Franca tem esse segundo fôlego no seu ‘DNA’, incluindo técnicos, auxiliares, dirigentes e jogadores, daí essa estrutura sólida e com boas perspectivas de futuro, depois de alguns momentos de incerteza e até de pré-falência.
As vésperas de estrear no Campeonato Brasileiro, na próxima terça-feira, diante do Flamengo, no ginásio ‘Pedrocão’, o prefeito recebeu um convite especial para estar presente nessa estreia. E agradeceu a acolhida e deixou claro que também retribuía em seu nome e dos seus auxiliares, as lições e o aprendizado proporcionado com o professor Lula, os diretores e compartilhou o agradecimento a muitas outras pessoas, entidades, que uma vez procuradas, não viraram as costas e ajudaram com aquilo que era um temor, o fim do basquete na cidade, se transformasse num ambiente de esperança e hoje é só alegria para a cidade e seus milhares de torcedores.
Fotos: Divulgação