/Bloco Cangoma confirma Carnaval de Rua em 2018

Bloco Cangoma confirma Carnaval de Rua em 2018

Capa

Depois de arrastar mais de cinco mil pessoas no cortejo pelas ruas de Franca na segunda-feira de Carnaval, o Bloco Cangoma confirmou a festa nas ruas de Franca (SP) em 2018. “Com certeza teremos mais no ano que vem. Amanhã já começamos a pensar o próximo. Ver o pessoal abraçando a nossa proposta, de valorização do Carnaval de rua e das tradições populares, que é a nossa função, de pensar o Carnaval como exaltação da nossa identidade, é uma alegria. Temos que continuar”, disse Pedro Fonseca, diretor do Cangoma.

Na segunda-feira, 27, o grupo animou os foliões no trajeto da Praça João Mendes até a Praça Nossa Senhora da Conceição e com o show ao ar livre na Concha Acústica que durou mais de quatro horas. O repertório incluiu marchinhas – desde Sassaricando, Cabeleira do Zezé a Coração de Jacaré -, além de maracatu e samba.

Neste ano, o Bloco Cangoma saiu às ruas com 65 percussionistas e 14 dançarinas. O grupo passou pelas ruas Libero Badaró e Ouvidor Freire até a praça central. A percussionista Raquel Nunes faz parte do Cangoma há onze anos, desde a fundação. Hoje mora em Ubatuba, mas sempre retorna a Franca para tocar com o grupo no Carnaval. “Participo desde o primeiro cortejo, quando não ia ninguém atrás. Me sinto muito responsável por esse trabalho e com a missão de contribuir para divulgar a nossa cultura”, disse ela.

O cortejo atraiu foliões de todas as idades. Muitas crianças se fantasiaram para a festa. Os mais velhos puderam reviver os carnavais antigos realizados na cidade. “Fazia muito tempo que eu não curtia um Carnaval tão bom. Com as marchinhas, lembrei muito da minha infância e adolescência nos bailes da cidade”, disse a diarista Vânia Garcia Pradela, de 51 anos, que estava bem animada cantando e dançando com o marido.

A festa terminou com gritos do público de “Por que parou, parou por quê?”. Agora é esperar 2018. Confira alguns cliques:

foto 1 foto 3 foto 4 foto 5 foto 6 foto 7 foto 8 foto 9

BAILE

Na noite de sábado, 25, o Cangoma realizou o Baile à Fantasia na Choperia Copacabana. A festa avançou a madrugada com um repertório de marchinhas e samba que agradou o público. Crianças, jovens e idosos cantaram e dançaram as tradicionais Balancê, Mamãe Eu Quero, Jardineira, Marcha da Cueca, Nobre Vagabundo, Nossa Gente (Avisa lá – Olodum) e outras.

As três melhores fantasias foram premiadas. Os concorrentes desfilaram e depois o público elegeu, com aplausos, as campeãs. As famílias Guidi e Piovesan conquistaram o primeiro lugar com o figurino de Smurfs. O folião Marinho Carrijo se vestiu de Palitos de dentes Gina e Uilia José se fantasiou pirata. Eles ficaram em segundo e terceiro lugares. “Não esperava essa repercussão. Fiquei emocionado com a premiação e também por poder reviver os bons tempos de Carnaval que a gente tinha aqui na cidade e foi acabando”, disse Marinho.

O CANGOMA

O Centro Cultural Cangoma foi fundado em 2006 por Pedro Fonseca e Priscila De Col em Franca. O espaço é voltado para pesquisa, prática e divulgação da Cultura Popular Brasileira. O Centro oferece diversas atividades como cursos de música e dança da Cultura Popular Brasileira, dos pequenos batuqueiros, de danças brasileiras, de percussão, ioga, capoeira, entre outras.

 

Fotos: Limonti Fotografias