Para participar, candidatos devem apresentar propostas de negócios com potencial de se tornarem startups; prazo de inscrição vai até 11 de maio – (Foto: Divulgação)
O Programa “Escola de Inovadores” do Centro Paula Souza (CPS), curso de extensão gratuito organizado pela Inova CPS, que ensina empreendedores a transformar ideias inovadoras em startups, terá um novo formato, totalmente on-line. As atividades da edição 2020, que em Franca e região contam com o apoio da IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca), serão feitas por meio de uma plataforma de aprendizagem virtual devido às medidas de isolamento para conter o novo coronavírus.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 11 de maio na internet. Quem se inscreveu anteriormente para o formato presencial não precisa fazer uma nova inscrição, a proposta já está credenciada para o processo de seleção.
Para participar, é necessário apresentar uma ideia de empreendedorismo (produto, serviço, processo e tecnologia) que será avaliada com base em critérios como inovação, viabilidade técnica e potencial mercadológico.
No momento da inscrição, o interessado deve escolher uma das 47 turmas disponíveis nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais mais próximas de sua residência. As escolas são administradas pelo CPS, autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Em Franca e região faz parte do programa a Etec Dr. Júlio Cardoso, com o apoio da IMPERA. “O formato virtual é uma alternativa para dar continuidade ao trabalho de fomento ao empreendedorismo. Já formamos duas turmas, com índice muito satisfatório de abertura de empresas e, principalmente, na concretização de sonhos e projetos inovadores”, diz Marcelo Squilante, agente de Inovação do Inova CPS na região.
“A Incubadora continua de portas abertas para o programa, oferecendo toda a sua infraestrutura e os mentores, além de workshops e palestras. Ser empreendedor exige versatilidade e adaptação, e esse novo formato virtual vem ao encontro do nosso trabalho que é incentivar ideias e startups a partir da tecnologia e inovação”, diz Jean Dunkl, gestor da IMPERA.
Serão selecionadas propostas com até três integrantes cada uma. A lista de aprovados será divulgada no dia 15 de maio. As atividades ocorrem entre os dias 18 de maio e 20 de julho.
Inovadores digitais
O novo formato terá a mesma duração de 40 horas, distribuídas em 10 aulas semanais. Serão abordados temas como gestão empresarial básica, design thinking, prototipagem, Canvas, marketing, tecnologia aplicada aos negócios, finanças e mercados. O participante também contará com o apoio de mentores para a construção do seu plano de negócios. A mentoria será feita por professores e, em Franca, também por especialistas da região e da IMPERA.
Ao final, os projetos de startups serão apresentados a empresários, instituições do poder público e representantes de ambientes de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e espaços de coworking, com o intuito de gerar parcerias e oportunidades de negócios.
Serviço:
Programa ‘Escola de Inovadores’
Data: inscrições até 11 de maio
Site: https://inova.cps.sp.gov.br/programa-escola-de-inovadores/
Informações: inovadores@cps.sp.gov.br