- Wellington Berbel, Gilson Pelizaro, Lurdinha Granzotte, João Berbel e Marcelo Tidy. – (Foto: Divulgação)
Uma comitiva de vereadores conheceu as instalações do Hospital da Caridade “Dr. Ismael Alonso Y Alonso” na tarde de ontem, 08, para verificar a possibilidade de habilitação de mais leitos de tratamento ao novo coronavírus. Os parlamentares Lurdinha Granzotte (PSL), Gilson Pelizaro (PT) e Marcelo Tidy (DEM) foram recebidos pelo presidente do centro de saúde, Wellington Berbel, e pelo médium João Berbel, idealizador do projeto.
Os vereadores se depararam no local com uma estrutura pronta para ser utilizada pela população, faltando apenas a contratação de funcionários. Legalmente, nada impede que o Hospital firme um novo convênio com o Poder Público, como aconteceu em 2020. No ano passado, foram atendidos 207 pacientes no Hospital, com apenas dois óbitos registrados.
O centro, ligado ao Instituto de Medicina do Além, conta com 22 leitos disponíveis para tratamento ao covid-19, com a possibilidade de instalação de mais três vagas adicionais. Desses 22, 18 são de enfermaria e três de semi-UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Todos os leitos contam com respiradores. O espaço do Hospital totaliza seis mil metros quadrados de área construída.
A visita deixou Lurdinha, Gilson e Marcelo esperançosos de que a estrutura do Hospital possa ser utilizada em breve para atender a população de Franca e região e desafogar a demanda do sistema público de saúde. “Muitas pessoas estão sendo transferidas de Franca para outras cidades, sendo que aqui nós temos esse Hospital super organizado. Fiquei encantada, eu não esperava encontrar essa estrutura”, elogiou Lurdinha, sugerindo que o local absorvesse atendimentos que o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) deixou de realizar por ter se tornado um hospital de campanha para o combate à covid-19.
“São 25 respiradores parados aqui no Hospital, e a cidade de Franca agonizando por leitos de UTI. No caso, aqui seriam oferecidos leitos de enfermaria com respiradores, o que poderia atender a nossa população. Precisamos tirar os entraves burocráticos e pedir ao prefeito Alexandre Ferreira (MDB) e ao secretário de Saúde, Lucas Souza, que visitem essa estrutura”, completou Gilson.
Após a vistoria, várias providências serão tomadas pelos parlamentares. Por exemplo, eles convidaram João Berbel a utilizar a Tribuna na sessão da Câmara de amanhã, 09, a fim de apresentar o Hospital da Caridade como alternativa de tratamento ao covid-19. “Todos os vereadores estão trabalhando em conjunto para encontrar um caminho que ajude a nossa cidade. Estamos cobrando o governador e vamos enviar um ofício coletivo a ele para termos uma atenção diferenciada, com lotes maiores de vacinas. Tenho certeza que teremos avanços”, finalizou Tidy.
Fonte: (Comunicação Institucional Câmara)