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Núcleo de Segurança do Paciente realiza evento educativo no Grupo Santa Casa de Franca

  • Único hospital de Franca e região a ter o sistema digital de “Checagem a Beira Leito” garantindo segurança na administração de medicamentos. – (Fotos: Divulgação)

Nesta sexta-feira, 17 de setembro, em que é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, a equipe do Núcleo de Segurança do Paciente do Grupo Santa Casa de Franca, mobilizou os profissionais dos setores, organizando uma estrutura educativa, com a qual os colaboradores dos hospitais do grupo interagem de forma didática com os jogos, dinâmicas e demais recursos, aprendendo sobre as metas de segurança do paciente.

Alinhada às diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e à Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, a instituição está investindo em ações e protocolos que promovam um cuidado seguro e de qualidade para a população, objetivando melhorar a segurança na assistência, para diminuir riscos. Inclusive, um projeto expressivo que já foi implantado é o “Checagem a Beira Leito” (foto abaixo), um sistema de tecnologia que conta com carrinhos informatizados que ficam com as equipes de enfermagem, para realizarem o processo de administração de medicamentos totalmente monitorado em todas as etapas, garantindo que não haja erros e consequentemente mantendo a segurança dos pacientes.

Tony Graciano, presidente voluntário do Grupo Santa Casa de Franca, destaca: “Para nós do Grupo Santa Casa de Franca, formado por Hospital Geral, Hospital do Coração e Hospital do Câncer, a grande prioridade é a segurança de nossos pacientes; por isso temos investido intensamente em tecnologias e treinamentos de nossas equipes técnica e assistencial, para que alcancemos os melhores resultados. A gestão da instituição é pioneira em algumas práticas, sendo uma delas o Lean Healthcare (gestão racional de recursos) e agora a implantação da “Checagem a Beira Leito”, com a qual somos o único hospital de Franca e região a oferecer tal recurso para o público do SUS; estamos inclusive recebendo visitas de equipes de vários hospitais da rede privada querendo conhecer nossa experiência de sucesso nesse campo para poder implantar para seus clientes. Assim, temos a certeza que estamos no caminho certo, fazendo o melhor para nossa população!”, finalizou o presidente.

A OMS estabelece seis metas internacionais de segurança do paciente para possibilitar um cuidado mais seguro, que é seguido à risca pelos hospitais do Grupo Santa Casa; são eles:

1) Identificar corretamente o paciente.
2) Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde.
3) Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos.
4) Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos.
5) Higienizar as mãos para evitar infecções.
6) Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

Os riscos na assistência em saúde são, por sua vez, incidentes que ocorrem durante o atendimento ao cliente, como por exemplo: quedas, administração incorreta de medicamentos, erro na realização de um procedimento cirúrgico, troca do nome do cliente na realização de um exame laboratorial ou de imagem, entre outros. O Grupo Santa Casa de Franca tem implantado os protocolos de Segurança do Paciente para oferecer serviços mais seguros aos seus clientes. O desafio da implantação é comprometer os profissionais da área da saúde com estes protocolos e primar pelo registro dos eventos adversos que possam ocorrer durante o atendimento ao paciente.

A experiência na instituição tem demonstrado que possuir um Programa de Educação Continuada implantado, com capacitações e disseminações contínuas sobre a relevância da aplicação destes protocolos para a qualidade da assistência, torna possível manter as equipes engajadas neste propósito. Outro fator muito importante é mensurar, por meio de indicadores, os eventos ocorridos e desenvolver um sistema de gerenciamento dos mesmos.

Objetivos gerais

O projeto do Dia Mundial de Segurança do Paciente realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente, tem como objetivo criar estratégias voltadas a aumentar a conscientização Institucional sobre as questões de segurança do paciente, envolver várias partes interessadas e adotar estratégias eficazes e inovadoras para melhorar a segurança do paciente, defender a adoção das melhores práticas no local de atendimento para prevenir riscos evitáveis e danos, buscando assim o apoio e ajuda às ações, gerando com isso o fortalecimento das barreiras de segurança institucional.

Ações como essa estão inseridas em um arrojado projeto da Diretoria Administrativa e equipes técnicas do Grupo Santa Casa de Franca para alcançar a meta de Hospital 100% digital; o que hoje já está em 50%, com grande parte do parque tecnológico da instituição operando digitalmente (exames, procedimentos, prontuários de pacientes, entre outros).