- Declaração foi feita na cerimônia de doação oficial do novo Santuário de Santa Rita de Cássia para a diocese de Guaxupé. – (Fotos: Divulgação)
A cidade de Cássia, localizada no sudoeste de Minas Gerais ainda comemora e relembra os momentos que marcaram a inauguração do novo Santuário de Santa Rita de Cássia e a doação do mesmo para a diocese de Guaxupé-MG.
Foram três dias de intensa programação com eventos, missas, apresentações musicais e a presença de diversas autoridades. De acordo com a Polícia Militar, a 246ª Cia de Cássia, a cidade de Cássia recebeu cerca de 100 mil visitantes para a inauguração do novo Santuário.
Um dos momentos mais marcantes ocorreu na manhã do dia 22 de maio, dia do aniversário de Santa Rita de Cássia. “Torna se realidade este sonho para nossa comunidade de fé. Tão esperado por tantos devotos ao longo dos últimos anos e construído pelo trabalho incansável de inúmeros profissionais de diversas áreas. Há aqui uma infinita quantidade de histórias, histórias que se misturam com a devoção de Santa Rita de Cássia. Este Santuário pretende irradiar a luz e a fé em Jesus e a todos que aqui vierem buscar, um encontro com Deus. A partir de hoje, iniciamos uma nova etapa no Santuário com uma tarefa de cada vez mais anunciarmos o reio de Deus a todas as pessoas e aqui, colher as bençãos de Deus e os milagres pelas mãos generosas e intercessoras de Santa Rita de Cássia”, discorre o reitor do novo Santuário, Padre Michel Pires.
Após a missa das rosas que atraiu milhares de fiéis, o empresário e idealizador do novo Santuário, maior do mundo dedicado à Santa Rita de Cássia, Paulo Flávio de Melo Carvalho, juntamente com sua esposa, Marilia Cardoso dos Santos de Melo Carvalho, entregaram oficialmente o Santuário à Diocese de Guaxupé, para o bispo Dom José Lanza Neto.
“Nessa passagem pelo planeta terra eu me perguntava sempre: O que eu posso deixar de legado? E isso ficou fixo nos meus pensamentos. Eis que quando completei 60 anos nas profundezas do meu inconsciente surgiu a luz e o sinal: Paulo você é muito devoto de Santa Rita, construa uma igreja para ela. Então, em uma das minhas orações diárias pedi a Santa Rita e Jesus, que se eu chegasse aos 70 anos com saúde e condições financeiras construiria. Todas as coisas cooperaram para o bem, e enfim tomei a grande decisão: Vou fazer! E assim começava essa nova empreitada”, conta o empresário.
Ele comprou o terreno, fez o projeto e iniciou a obra que durou 3 anos e 8 meses. “Muita gente duvidou e achou que não se faria uma obra dessa em um curto espaço de tempo, eu sempre confiei, com a minha mente positiva, e digo a essas pessoas que na minha vida nunca conheci um pessimista de sucesso. E acredito fielmente que existe uma verdade, que só Santa Rita e Jesus Cristo, sabe dos nossos gigantescos desafios e obstáculos que enfrentamos por essa jornada da vida. E com isso eis o resultado de uma missão cumprida e o nosso propósito que viemos descobrir e perceber há dois anos atrás que este Santuário não seria apenas mais um, mas que se tornaria até então o maior Santuário do mundo, dedicado a Santa Rita na cidade de Cássia Minas Gerais”, conta Paulo Flávio que finaliza: “Esse momento que estamos juntos ficará para a história, e espero que esse Santuário perdure evangelizando pelos séculos dos séculos trazendo a chave de Deus para abrir o coração de cada um de vocês hoje e sempre, porque só ele tem essa chave”.
Para Dom José Lanza Neto, todos irão sempre se lembrar de Paulo e Marília por esta doação. “Obrigada pelo apoio e doação. Quero agradecer a Deus e pedir que Santa Rita possa sempre cuidar de vocês e que inspire coisas bonitas e fortes na vida de vocês”.
A cerimônia de assinatura do termo de doação teve a participação musical do tenor Bruno Bioza e contou ainda com a participação do governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, o prefeito de Cássia, Rêmulo Carvalho Pinto e o Reitor do novo Santuário, padre Michel Pires.
“Hoje é um dia histórico para Cássia. Eternamente esta data será lembrada como um divisor de águas. Nunca mais nossa terra será a mesma. A tradição e a devoção da Santa que acompanha Cássia desde sua fundação serão ainda mais fortalecidas. Jamais poderíamos imaginar que nossa pequena Cássia um dia fosse receber um empreendimento como esse que carrega em si o poder de transformar a realidade social e econômica de toda uma região. Sejamos capazes de acolher a todos que aqui vierem em busca de viver uma experiência de fé”, comemora o prefeito Rêmulo que ainda ressalta: “Antes mesmo da inauguração ocorreram muitas mudanças positivas na cidade. Cássia está na contramão das estatísticas e vive um tempo promissor. Este novo tempo nasceu da devoção do empresário e sua família que nos presentou com a esperança de dias melhores”.
Uma das presenças mais esperadas para o evento foi a do governador Romeu Zema. “Nesses meus 3 anos e 5 meses de governo, este está sendo o maior presente que Minas Gerais está recebendo. Tive a oportunidade de inaugurar diversas empresas, diversos empreendimentos, mas, um presente para o povo, está sendo o maior, sem dúvida alguma. Fica em meu nome a gratidão de 21 milhões de mineiros pela sua obra. Esse presente rendera muitos frutos para cidade de Cássia e toda região. Muitos turistas estarão aqui, construído maior esmero e maior capricho”, falou o governador.
Sobre o cenário de novas oportunidades vindas com o turismo religioso, o presidente do Sebrae Nacional lembrou da importância da realização de ações e iniciativas para preparar e estimular os pequenos negócios e, consequentemente, a geração de empregos e renda para o destino e seu entorno. “Hotéis, pousadas, restaurantes, artesãos e a comunidade como um todo serão beneficiados com o aumento do fluxo turístico motivado pela religiosidade e fé. O Sebrae acompanhou todo o processo desde a construção santuário, e vamos continuar ajudando Cássia a consolidar sua vocação para o turismo de religioso”, explica Melles.
Coletiva de Imprensa
Após a cerimônia todos seguiram para uma Coletiva de Imprensa que ocorreu na sala de imprensa do novo Santuário de Santa Rita de Cássia.