/Copacabana Palace recebe intervenção em sua fachada com o projeto artístico e social “Inside Out: Mãe, Um Retrato”

Copacabana Palace recebe intervenção em sua fachada com o projeto artístico e social “Inside Out: Mãe, Um Retrato”

  • Iniciativa homenageia mães de todo o Brasil e suas diferentes histórias. (Foto: Divulgação)

O icônico Copacabana Palace anuncia nesta semana um projeto artístico especial de Dia das Mães, que promete encantar cariocas e turistas. Localizado em um dos endereços mais atrativos do Rio de Janeiro, em frente à famosa praia de Copacabana, Copacabana Palace comemora 100 anos de existência em 2023.

Em homenagem às mães de todo o Brasil, foi lançado ontem, dia 10 de maio, o projeto “Inside Out: Mãe, um Retrato”, idealizado por Nina Soutoul, co-diretora da Casa Amarela Providência, como a primeira ação nacional do projeto “Inside Out”, criado pelo artista francês JR, e fundador da instituição no Morro da Providência.

Com o objetivo de tornar visível para o mundo o trabalho invisível das mães no Brasil e mobilizar esforços para mudar as políticas públicas voltadas para mulheres e suas famílias, serão projetadas fotos de mães de todo o Brasil na fachada do prédio anexo do hotel, nos dias 10 a 14 de maio (dia das mães), das 18h30 às 21h30.

“Mãe, Um Retrato” foi organizado pela co-diretora da Casa Amarela Providência, Nina Soutoul, após uma experiência profundamente pessoal e isolada durante a pandemia. Foram percorridos 27 estados e tirados 1.700 retratos, com a colaboração de 162 mulheres e mães, que apoiaram, organizaram e/ou tiraram retratos nas principais cidades do país.

Criei o ‘Inside Out – Mãe, um retrato’ em 2021, depois de me tornar mãe. Eu tive depressão pós-parto, sempre romantizei maternidade, mas quando tive meu filho, percebi como o trabalho cotidiano das mães é invisível para a sociedade. O projeto foi minha tentativa de tornar visível o trabalho de mães, mostrando diferentes realidades, através da arte da fotografia.”, declara Nina.

Uma ação do projeto “Inside Out” pode ser criada por qualquer pessoa com uma questão ou tema importante, exibindo retratos em espaços públicos que expressam a identidade das comunidades. O Projeto Inside Out foi concebido pelo artista francês JR em Março de 2011. Usando sua própria prática artística como inspiração, o JR criou uma plataforma participativa que ajuda indivíduos e comunidades a transmitirem uma mensagem através de retratos em preto e branco em grande escala colados como lambe-lambe em espaços públicos. Através dessas “ações” comunidades ao redor do mundo despertaram conversas e colaboração.

Me sinto inspirado em como mães com diferentes origens se conectaram e mobilizaram
umas às outras através do projeto “Inside Out”. Por trás de cada retrato existe uma história única que traz à tona uma importante questão ou afirmação sobre como nossa sociedade pode apoiar melhor as mães
”, comenta JR.

Adquirida por JR e Maurício Hora, a Casa Amarela transformou-se em um centro comunitário que oferece atividades educativas, artísticas e culturais, além de cursos profissionalizantes para famílias de toda a comunidade do Morro da Providência. A iniciativa tem como principal objetivo reduzir o impacto social causado pela falta de assistência às favelas da cidade.

Depois de ganhar o prêmio TED em 2011, JR lançou o projeto Inside Out como um experimento usando sua própria arte como inspiração. Criado para durar somente um ano, o projeto Inside Out já completou doze anos de existência graças à dedicação e entusiasmo de líderes envolvidos ao redor do mundo. Mais de meio milhão de pessoas já participaram do projeto em mais de 149 países e territórios.

O apoio entre o Copacabana Palace e a Casa Amarela se estende também para outras iniciativas, como a revitalização e melhoria da estrutura de cozinha da instituição, ação liderada e assinada pelo Copa. O projeto envolveu também o treinamento e capacitação de uma das principais cozinheiras do local, Dona Márcia, que aprendeu in loco no hotel práticas e técnicas de cozinha e estará representada na projeção na fachada do Copa nos dias de exibição do “Inside Out: Mãe, um retrato”

Para tornar o dia ainda mais especial, o Copa e a ELA, revista do O Globo, se unem para promover o ELA Inspira, uma edição imperdível no ano que antecede a comemoração dos 60 anos da revista. A programação tem início às 13h, no Teatro Copacabana Palace, que recebe este evento de grande relevância nacional, com a presença de nomes inspiradores e talks com mediação de Marina Caruso, editora-chefe da revista, abordando temas que celebram a potência feminina em suas mais diversas áreas de atuação, como negócios, moda, beleza, bem-estar e lifestyle. Ao final da programação, os convidados seguirão para os salões frontais do hotel, onde serão recepcionados para um coquetel especial e lançamento do projeto “Inside Out: Mãe, um retrato”.

Estamos muito animados em apoiar esse projeto incrível e em promover um evento tão importante para celebrar a força e a importância das mulheres na sociedade“, comenta o gerente geral do Copacabana Palace, Ulisses Marreiros. “Esperamos que os hóspedes do hotel e o público em geral possam aproveitar essa experiência única e emocionante”, acrescenta.

Sobre Inside Out Project

Depois de ganhar o Prêmio TED em 2 de março de 2011, o artista francês JR lançou o Projeto Inside Out, em sua primeira TED Talk. Usando sua própria prática artística como inspiração, ele criou uma plataforma participativa que ajuda indivíduos e comunidades a transmitirem uma mensagem através de retratos em preto e branco em grande escala colados como lambe-lambe em espaços públicos. Através dessas “ações” comunidades ao redor do mundo despertaram conversas e colaborações.

Nos últimos 12 anos, mais de meio milhão de pessoas de 149 países participaram do Projeto Inside Out. Graças às doações dos participantes, o projeto chegou a todos os continentes, com mais de 2.000 ações criadas. As ações giraram em torno de diversos temas: diversidade, comunidade, feminismo, racismo, mudanças climáticas, educação, direitos da criança e arte são apenas alguns deles. Os pôsteres são colados em espaços abertos que são visíveis ao público. Essas instalações feitas na ação em grupo são documentadas e compartilhadas online.

Saiba mais sobre Inside Out Project: InsideOut Siga-nos: @insideoutproject

Sobre Belmond

A Belmond é pioneira em turismo excepcional de luxo há mais de 46 anos, construindo durante esse tempo uma paixão por viagens autênticas e um portfólio único de experiências exclusivas em alguns dos destinos mais inspiradores do mundo. Desde a aquisição do icônico Hotel Cipriani em Veneza, em 1976, a Belmond continua a perpetuar a lendária arte de viajar, levando os viajantes mais exigentes em jornadas de tirar o fôlego. Seu portfólio se estende por 24 países e 50 propriedades notáveis, que incluem o ilustre trem Venice Simplon-Orient-Express, retiros em praias remotas como o Cap Juluca em Anguilla, refúgios italianos como o Splendido em Portofino ou incomparáveis portas de entrada para maravilhas da natureza como o Hotel das Cataratas, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil. De trens a barcos, safaris a hotéis, cada propriedade oferece uma experiência única e sua própria história para contar. A essência da marca Belmond está na sua herança e habilidade de proporcionar um serviço genuíno e autêntico. A Belmond se vê como guardiã do patrimônio atemporal, dedicada a preservar seus ativos por meio de planos de restauração sensíveis e contínuos. A Belmond faz parte do grupo de luxo líder mundial LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton.