- A ação é voltada à prevenção e ao cuidado com a saúde da população em relação ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). – (Foto: Divulgação)
Uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde inicia mais uma etapa nesta semana. O Programa ‘Cidade Angels’, voltado à prevenção e ao cuidado com a saúde da população em relação ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), tem mais visitas aos alunos dos 3ºs Anos de escolas municipais.
A iniciativa, que envolve 686 estudantes, ajuda a identificar os três principais sinais do AVC, compreender a importância de acionar imediatamente uma ambulância e compartilhar estas informações com familiares e amigos, através de palestras de servidores do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
As ações tiveram início no dia 4 de agosto e, nesta quarta-feira, 20, haverá visitas de manhã e à tarde nas EMEBs ‘Prof. Aldo Prata’ e ‘Dr. Valeriano G. do Nascimento – CAIC’, no City Petrópolis. Na quinta-feira, 21, haverá palestras nas EMEBs ‘Maria Antônia Stevanato’ e ‘Paulo Freire’.
O programa será desenvolvido ao longo de seis aulas por turma ao todo, sendo duas por semana, sendo que o último encontro contará com a presença de uma ambulância do SAMU diretamente nas escolas, permitindo que os alunos conheçam de perto o trabalho de atendimento de urgência.
Em setembro, as escolas ‘Frei Lauro de Carvalho Borges’; EMEB ‘Prof. César Augusto de Oliveira’; EMEB ‘Profª. Dorotea Paulino Ferro’ e EMEB ‘Prof. e Escritor Nelson Damasceno’ receberão o ‘Cidade Angels’.
Para Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, esta parceria e o projeto ajudam a população, já que as crianças transmitem o conhecimento adquirido às famílias e cria-se uma rede de apoio. “Com a presença do SAMU, isso ganha ainda mais força e é muito importante para nossa cidade”, disse.