- O evento teve como tema “Viva o Cooperativismo – Cooperação e Sustentabilidade na Alta Mogiana”. – (Fotos: Marcos Limonti)
A 16ª edição da GIMA (Gincana Intermunicipal do Meio Ambiente) chegou ao fim no último sábado, 23 de agosto, consolidando-se como a maior e mais emocionante da história. Realizada entre os dias 20 e 23 de agosto, no Espaço Rural do Caititu, em Cristais Paulista, a feira reuniu 14 cidades – sendo oito competidoras e seis visitantes – e recebeu mais de 4 mil estudantes do 5º ano das redes municipais de ensino. Crianças de 10 e 11 anos viveram uma experiência única de cultura, cooperação e aprendizado que ficará marcada para sempre em suas memórias.
Com o tema “Viva o Cooperativismo – Cooperação e Sustentabilidade na Alta Mogiana”, a GIMA 2025 promoveu quatro dias intensos, reunindo provas pedagógicas, esportivas, artísticas, oficinas culturais e atividades de educação ambiental. Nos três primeiros dias, a feira funcionou em dois turnos e emocionou os estudantes com uma programação diversificada que incluiu o hip-hop “Rimando e Proseando” com MC Zumba e Matuto S.A., as oficinas “Cooperação e Criatividade”, a experiência prática da Brejeiro sobre economia circular, o projeto “Pequenos Criadores” em parceria com o Sebrae, o espetáculo circense “O Fantástico Mundo do Circo” com o grupo Cirquim de Dois, a contação de histórias “Dona Cocoroca e os Cacaricos” com o Grupo Cabrun e, para encerrar cada turno em festa, o show musical do “Tio Paulão – Vem brincar de música!”. Em cada período também foram sorteadas bicicletas, levando ainda mais emoção ao público infantil, com seis entregues nos três primeiros dias e 240 ao longo de toda a programação.
O grande encerramento no sábado foi marcado por um momento inesquecível: sob a regência do maestro Nazir Bittar, da Orquestra Sinfônica de Franca, e coordenação da professora Camila Bastianini, um coral formado por mil crianças emocionou o público ao interpretar clássicos sertanejos em arranjos inéditos, acompanhados por instrumentos musicais confeccionados a partir de materiais recicláveis. O espetáculo simbolizou a união entre tradição, inovação e cooperação, essência da GIMA.
Diversas lideranças prestigiaram o evento, entre elas os vereadores de Franca Daniel Bassi, Marcelo Tidy e Zezinho Cabeleireiro e 12 vereadores da região; os prefeitos Elaine Pinheiro (Jeriquara), Gabriel Thor (Orlândia), Elson Gomes (Cristais Paulista), Carlos Eduardo Barbosa Teixeira (Pedregulho), Filipe Furtado (Guará), Gerson Alves (Itirapuã) e Felipe Talvani (Restinga), Mauro Apolinário (vice-prefeito de Patrocínio Paulista), Raimundo Lobão (vice-prefeito de Pedregulho), Reginaldo de Mendonça (Capetinga/MG) e Saulinho Atique (Pradópolis). Também participaram Marco Vinholi, diretor técnico do Sebrae; Iroá Arantes, gerente regional do Sebrae; Rodrigo Spada, presidente da FEBRAFITE e da Afresp; o empresário Dázio Vasconcelos, de Ribeirão Preto, além de educadores, voluntários e lideranças comunitárias da região.
Após dias de provas e desafios, a cidade de Guará sagrou-se bicampeã da GIMA, repetindo a conquista de 2023 e levantando novamente o troféu de campeã. O ranking final ficou assim: Guará em 1º lugar, seguida de Cristais Paulista, Itirapuã, Pedregulho, Patrocínio Paulista, Orlândia, Batatais e Restinga.
“Ver a GIMA crescer ao longo desses anos, ganhando relevância, envolvimento das escolas, apoio dos municípios e despertando consciência nas crianças é a certeza de que vale a pena investir em educação com propósito. A GIMA é a prova viva de que, quando cooperamos, transformamos. Esta edição mostrou que nossos pequenos são capazes de grandes feitos, e isso renova nossa esperança no futuro”, declarou emocionada a cofundadora Flávia Lancha.
Além da competição, a GIMA valorizou professores, voluntários e estudantes com homenagens especiais, promoveu o concurso de fotografias bordadas, lançou o podcast oficial GIMACAST e transmitiu ao vivo pelo YouTube a programação de sábado, ampliando seu alcance para milhares de pessoas.
Criada em 2008 pela empresária Flávia Lancha e pela educadora Lucileida Mara de Castro, a GIMA nasceu como uma iniciativa da Labareda Agropecuária para integrar crianças da zona rural e urbana. Na primeira edição, participaram 160 alunos de Cristais Paulista e Ribeirão Corrente. Hoje, sob a organização da APEAM (Associação para Educação Ambiental da Alta Mogiana), a feira tornou-se referência regional em educação, cultura e sustentabilidade, transformando vidas e inspirando novas gerações.
Nos meses que antecederam a 16ª edição, as escolas participantes foram mobilizadas em oficinas pedagógicas, formações de professores e ações culturais que envolveram entrevistas com idosos sobre antigas formas de cooperação, arrecadação de óleo de cozinha usado em parceria com a empresa Brejeiro, o lançamento da campanha conjunta GIMA/Magalu para recolhimento de lixo eletroeletrônico, produção de fotos bordadas com poesias, construção de instrumentos com materiais recicláveis e o cálculo da pegada de carbono das escolas, acompanhado de plantio de árvores para compensação do CO².
A 16ª GIMA foi realizada pela APEAM – Associação para Educação Ambiental da Alta Mogiana, em parceria com a AZFURLAN Produções Esportivas e Culturais, por meio de projetos com incentivos fiscais, como o PROAC/ICMS. A coordenação geral esteve a cargo de André Furlan, com assessoramento de Lucileida Mara de Castro e produção executiva de Carla Cristina Bastianini Neroni. A feira cultural contou com o patrocínio da Usina Alta Mogiana, Labareda Agropecuária, Magalu, Fazenda Estrela D’Oeste, Colli Bikes, Cerradão, Sicoob Cocred, A. Alves S. A., Laminação São Joaquim, Busa, Serquímica, Química Carioca, Agro Alta, Cevasa – Usina Batatais, Bolsa Agronegócios, Brejeiro, Old Willow Coffee e apoio do Pestalozzi, ICOL e Sebrae.
(Fotos: Marcos Limonti)