/Arquivo Histórico Municipal de Franca ‘Capitão Hipólito Antônio Pinheiro’ chega a 190 mil documentos

Arquivo Histórico Municipal de Franca ‘Capitão Hipólito Antônio Pinheiro’ chega a 190 mil documentos

  • Criado em 1989, o Arquivo Histórico traz todos os elementos da história de Franca. – (Fotos: Divulgação)

Inventário com data de 1776, plantas de imóveis durante o período de 1914 a 1960, registros de sepultamentos, jornais antigos e até processo com penas de morte estabelecidas. Estes são alguns dos 190 mil documentos disponíveis no acervo do Arquivo Histórico Municipal ’Capitão Hipólito Antônio Pinheiro’, localizado no Complexo Poliesportivo.

Criado em 1989, o Arquivo Histórico traz todos os elementos da história de Franca. Há processos cíveis e criminais oriundos do Fórum, a partir do século 18 até a década de 1980; atas e indicações da Câmara Municipal; processos trabalhistas; plantas de imóveis antigos; cópias de certidões de óbito de 1965 a 2021; livros de registro de sepultamentos (Paróquia e Cemitério da Saudade) entre 1805 a 2010; biblioteca de apoio, com livros antigos, doações de exemplares atuais, livros de genealogistas, ou obras que contextualizam a história regional e local; jornais francanos abrangendo o período do final do século 19 aos dias atuais; mapas de diferentes períodos evolutivos do município e região. (materiais dispostos em arquivos digitalizados e/ou impressos) e acervo digital de fotografias de Franca em diferentes períodos da história.

Dentre os documentos que mais despertam atenção de quem realiza pesquisas ou vai até o Arquivo para conhecer o acervo, está um processo do período em que a pena de morte ainda era aplicada no Brasil. Trata-se da condenação de quatro homens que assassinaram um ex-escravizado alforriado. A execução foi por meio de enforcamento no ano de 1852 nas proximidades do Paço Municipal, no bairro Cidade Nova.

Tombado pelo CONDEPHAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico) de Franca, devido à sua importância história, conservação do acervo e documentos disponíveis, o Arquivo Histórico recebe professores, pesquisadores, estudantes e população em geral diariamente. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O contato pode ser feito pelo telefone (16) 3711-9215 ou através do e-mail arquivohistorico@franca.sp.gov.br .

Nome do Arquivo
Capitão Hipólito Antônio Pinheiro é considerado o fundador de Franca. Ele foi um fazendeiro da região em que se encontra a cidade, nomeado pelo governo provincial como Capitão de Ordenanças em 1804. No dia 28 de novembro de 1824, há a mudança de nome, passando de Vila Franca del Rey para Vila Franca do Imperador e ocorre a emancipação de Franca de Mogi Mirim. A partir desta data, passa a contar com Câmara Municipal e todo o aparato político, administrativo e autônomo, tornando-se município pouco depois. Pela importância de Hipólito Antônio Pinheiro neste processo, ele dá nome ao Arquivo Histórico de Franca.