- Apresentação integra os Concertos EPTV 2025 com Pablo de León (violino), Cristiane de León (violino), Horácio Schaefer (viola), Renato Bandel (viola), Roberto Ring (violoncelo) e André Micheletti (violoncelo); concerto contará com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. – (Foto: Divulgação)
Franca recebe um concerto gratuito que promete encantar públicos de todas as idades. O Ministério da Cultura e a CPFL Energia apresentam os Concertos EPTV 2025, no dia 6 de novembro, às 20h, no Teatro Municipal José Cyrino Goulart. A turnê, que tem a missão contínua de levar música de alta qualidade ao interior do Estado de São Paulo, é um convite para quem já ama o gênero e também para quem vai escutá-lo pela primeira vez. A iniciativa já passou por Ribeirão Preto (5/11) e chegará em Araraquara (7/11), Piracicaba (9/11) e Cosmópolis (16/11).
O concerto em Franca terá como anfitriões o trio formado por Pablo de León, spalla do Theatro Municipal de São Paulo, Horácio Schaefer, chefe de naipe das violas da Osesp, e o violoncelista Roberto Ring. Para esta apresentação, eles recebem a violinista Cristiane de León, reconhecida por sua carreira internacional e dedicação à música brasileira, o violista Renato Bandel, mestre pela Universidade de Berlim e premiado como integrante do Quarteto Camargo Guarnieri, e o violoncelista André Micheletti, referência acadêmica e artística com sólida trajetória no Brasil e no exterior.
Os Concertos EPTV fazem parte de um projeto cultural dedicado a levar a música clássica e erudita a diversas cidades do interior paulista. A cada edição, cresce a adesão e o entusiasmo do público, revelando um encantamento genuíno diante da qualidade apresentada. Nesse contexto, as apresentações reafirmam o papel transformador da música de câmara: aproximam diferentes públicos, ampliam horizontes e oferecem contato direto com interpretações de excelência.
“Nós queremos escuta, proximidade e descoberta. Ao interpretar obras de grandes mestres como Mozart e Brahms, buscamos revelar como a música pode emocionar, conectar e abrir novos horizontes para todos”, afirma o violoncelista Roberto Ring. “Nosso propósito é excelência com acesso: queremos que mais pessoas se reconheçam nesse encontro”, completa.
A apresentação contará ainda com audiodescrição, ação de acessibilidade destinada a pessoas com deficiência visual. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início. Classificação: 10 anos.
Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais. Patrocínio CPFL Energia e EPTV. Produção Stravinsky Produções Artísticas. Realização Ministério da Cultura e Governo do Brasil – do lado do povo brasileiro.
Serviço:
CONCERTOS EPTV 2025 – FRANCA
Teatro Municipal José Cyrino Goulart
Av. Sete de Setembro, 455
6 de novembro, quinta-feira, 20h
informações: (16) 3723-9531
Biografias
TRIO LEÓN – SCHAEFER – RING
Formado em 2001, o grupo comemora em 2025 vinte e quatro anos de trajetória. Reúne Pablo de León (spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), Horácio Schaefer (chefe do naipe das violas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e Roberto Ring (violoncelista). São mais de 800 apresentações no Brasil, além de participações na Argentina e no Chile, incluindo o Festival Internacional de Ushuaia e a Fundação Beethoven de Santiago. O trio já recebeu convidados de renome internacional e gravou o arranjo de Ferdinand Ries da Sinfonia Eroica de Beethoven.
CRISTIANE DE LEÓN (violino)
Natural de Curitiba, iniciou seus estudos aos seis anos e construiu carreira entre Brasil, Estados Unidos e Ásia. Doutora pela Unicamp e mestre pela Duquesne University (EUA), tocou em orquestras como Erie Philharmonic, Carnegie Mellon Philharmonic e West Virginia Symphony. No Brasil, atuou como convidada em formações como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo. Reconhecida pela versatilidade, tem se destacado também como divulgadora da música brasileira em turnês internacionais. Atualmente, é professora de violino da Escola de Música de Brasília.
RENATO BANDEL (viola)
Com sólida formação na Alemanha, estudou na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim e foi mestre pela Universidade de Artes de Berlim. Foi premiado como integrante do Quarteto Camargo Guarnieri com o “Prêmio Carlos Gomes – Melhor Conjunto de Câmara”. Atuou como solista e camerista em importantes palcos e coordenou edições do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Hoje, é um dos nomes mais respeitados da viola no Brasil, atuando também como professor em universidades de referência.
ANDRÉ MICHELETTI (violoncelo)
Natural de Piracicaba, é mestre pela Northwestern University (EUA) e doutor em Violoncelo e Violoncelo Barroco pela Indiana University. Premiado em diversos concursos nacionais, apresentou-se como solista em importantes orquestras brasileiras e norte-americanas. É também especialista em instrumentos de época, tendo se destacado em competições internacionais no Canadá e na Alemanha. Desde 2015, é professor de violoncelo e música de câmara na USP de Ribeirão Preto, contribuindo para a formação de novas gerações de músicos.