A Santa Casa de Franca realizou na última segunda-feira, dia 3, a abertura oficial da Semana Mundial do Aleitamento Materno, em seu anfiteatro. A instituição é detentora do título “Hospital Amigo da Criança” e trabalha constantemente com sua equipe multiprofissional, educando e incentivando as gestantes e mães a promoverem a amamentação e a doação do leite materno para salvar vidas de bebês prematuros e de baixo peso, com apoio do BLH (Banco de Leite Humano).
Na ocasião do evento de abertura, foi exibido ao público o vídeo oficial da campanha de 2015; na sequência, a psicóloga Michelle Goulart deu início falando sobre o tema “Amamentação e Trabalho: para dar certo o compromisso é de todos” – enfatizando a importância do apoio às mães por parte das empresas/instituições empregadoras, mostrando que a mulher que tem a oportunidade de voltar da licença-maternidade e continuar amamentando seu bebê, trabalha muito mais tranquila e focada, sem contar que a própria criança terá uma saúde melhor no futuro.
A enfermeira responsável pelo BLH, Márcia Cardoso, também falou sobre a excelência nos processos do Banco de Leite (desde a coleta, esterilização e armazenamento), abordando sobre a importância do apoio de toda a família em relação à mulher que está amamentando e, ainda, chamou a atenção para o fato que doar o leite materno estimula ainda mais a produção da mãe para seu próprio filho.
Houve ainda depoimentos de uma mãe que pela ocasião do nascimento de seu terceiro filho, teve a oportunidade de doar uma grande quantidade de leite para o BLH, ajudando a salvar muitos outros bebês.
A colaboradora da própria Santa Casa de Franca, Julielen Freitas, que foi madrinha da campanha deste ano, em seu depoimento, contou que conseguiu conciliar sua rotina de trabalho com a amamentação, pois a filha é levada até seu trabalho para ser amamentada e ela também vai até a escolinha da filha em outro período para amamentá-la. Estes relatos são de fundamental importância para validar a ideia de que o aleitamento materno vale a pena e gera resultados positivos tanto para o bebê, quanto para a mãe e indiretamente para as instituições que apoiam a causa.
A diretoria da Santa Casa de Franca tem orgulho de manter o título de Hospital Amigo da Criança e agradece a todos os profissionais da instituição que estão constantemente empenhados neste importante trabalho em prol do incentivo ao Aleitamento Materno.
Fotos: Divulgação