- Centro de Educação Empresarial da ACIF. Expediente terá início às 9hs e, a partir das 14 horas, acontecerá a ordem do dia. – (Foto: Wilker Maia)
A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) sediará nesta terça-feira, 18, a 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, de 2025. O evento acontecerá no Centro de Educação Empresarial da entidade, localizado na Rua Major Claudiano, 1907. O expediente, destinado à leitura dos projetos que deram entrada na Casa e uso da Tribuna Livre, acontecerá a partir das 9h. Já às 14h se iniciará a Ordem do Dia, quando serão votadas as matérias em pauta. Assim como na Câmara, todo o processo será aberto ao público.
“As sessões ordinárias da Câmara são essenciais para a democracia local, pois, nelas, os vereadores discutem e votam projetos de lei e debatem temas de interesse público”, afirma o presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge. “Elas garantem a transparência das decisões e permitem que a sociedade acompanhe o trabalho dos representantes eleitos. Por isso, a participação popular é tão importante. É uma honra, para a ACIF, sediar esse rito democrático tão relevante”, afirma.
Em razão das obras de modernização do prédio legislativo, que tiveram início em novembro de 2023, as sessões têm ocorrido em entidades e centros comunitários de Franca, como conta o presidente da Câmara Municipal, Daniel Bassi.
“Nessa nossa iniciativa de fazer o Câmara Itinerante, queremos prestigiar não só as regiões da cidade, mas também instituições valorosas como são os casos da OAB, UniFacef, Sesc e, agora, com a sessão a ser realizada na ACIF”, diz. “Agradeço, de antemão, o presidente Fernando, o superintendente Marcelo, e todo esse pessoal que faz essa entidade tão tradicional ser também muito efetiva e importante para nossa cidade.”
Na 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, serão discutidos projetos como a celebração de convênios entre o Uni-Facef e o Estado de São Paulo, concessão do título de Cidadão Francano, a denominação de um trecho da Rua 11 no Residencial Paragon, além de requerimentos sobre o programa habitacional “Nossa Casa”, divergências nos valores do ITBI, e informações sobre o “Programa Casa Paulista”. Também serão analisadas moções de apoio à inclusão de Franca no programa “São Paulo nos Trilhos” e de aplausos à equipe de manutenção da saúde municipal e à Força Teen Universal pelo trabalho junto a adolescentes.