/Casas de carnes do Empreender ACIF estudam implantação de sistema de criação de suínos

Casas de carnes do Empreender ACIF estudam implantação de sistema de criação de suínos

Projeto prevê redução entre 15% e 30% em custos ao comerciante, além de garantia de qualidade e produção de carcaças conforme necessidade do estabelecimento. – (Foto: Divulgação/Acif)

O núcleo de Casas de Carnes do Empreender ACIF – programa de desenvolvimento empresarial gerenciado pela Associação do Comércio e Indústria de Franca que reúne empresários de um mesmo segmento para busca de soluções de mercado – estuda a proposta de implantação de um sistema de criação de suínos sustentado pelos próprios estabelecimentos. O projeto será apresentado hoje, às 16h30, na sede da ACIF, pelos médicos veterinários Maurício Andreoli e Alexandre Lima Rezende que preveem benefícios como redução de custos na cadeia produtiva e manutenção da qualidade do produto.

“A proposta do projeto é implantar um sistema de produção de carne integrado, sendo gerido e custeado por um grupo de empresários do ramo de casa de carnes e/ou processamento de carne suína. O objetivo é produzir animais direcionados ao padrão de carcaça que as casas de carnes desejam e com custo menor, reduzindo o número de intermediários no processo”, afirma Maurício. “Os comerciantes serão donos dos suínos desde o início, do leitão ao abate. Vamos envolver os pequenos produtores da região e a expectativa é de que haja, pelo menos, redução de 15% a 30% nos custos para as casas de carnes. Esse percentual ainda pode crescer conforme a melhora de algumas variantes, como o custo da ração, por exemplo”, afirma Alexandre.

Ainda de acordo com os especialistas, a maior vantagem deste projeto é produzir carcaças com a qualidade e conformidade em relação às necessidades de cada empresário. O objetivo é atingir grandes padrões de qualidade a fim de oferecer ao consumidor final produtos mais nutritivos e saudáveis e gerar rentabilidade na cadeia produtiva, eliminando intermediários.

“Será possível produzir com menores custos, atendendo todas as normas de bem estar animal e com baixa emissão de resíduos poluentes”, afirma Maurício.

Além da ACIF, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – Gov. SP) e MAPA (Ministério da Agricultura) farão parte da estruturação do projeto.

Interessados

Casas de carnes e supermercados que tiverem interesse em participar do encontro desta quarta-feira, às 16h30, na ACIF, e saber mais sobre o projeto devem entrar em contato com o gestor do Programa Empreender ACIF Fabiano Freiria pelos telefones: 3711-1763 ou 9 9242 0906.