/Celebrando os 20 anos do CME-ACIF, 11º Fórum da Mulher Empreendedora reúne mais de 600 mulheres

Celebrando os 20 anos do CME-ACIF, 11º Fórum da Mulher Empreendedora reúne mais de 600 mulheres

  • Evento contou com palestra de Cíntia Chagas, Stellinha Santini e painéis de discussão com empreendedoras francanas. – (Fotos: Wilker Maia)

O CME-ACIF, (Conselho da Mulher Empreendedora da Associação do Comércio e Indústria de Franca) celebrou seus 20 anos de história durante 11º Fórum da Mulher Empreendedora: evento que reuniu mais de 600 mulheres no Villa Eventos na tarde da última quarta-feira, 20. A programação contou com nomes como o da influencer e especialista em oratória Cíntia Chagas e da expert em vendas digitais e redes sociais Stellinha Santini.

A madrinha do CME-ACIF, Luiza Helena Trajano, também se fez presente através de um vídeo destinado ao evento. “Estou muito feliz de comemorar os 20 anos do CME-ACIF. Que história linda a gente tem construído… Me sinto participante, porque, desde o primeiro momento do CME eu estive junto: incentivando, crescendo, inspirando e aprendendo com tantas mulheres empreendedoras da minha terra. Tenho muito orgulho de ser madrinha deste conselho que faz a diferença na vida de tanta gente”, disse.

Conduzida por Cíntia Chagas, a palestra magna “Oratória da Elegância” começou de forma descontraída, com convidadas ao palco, interagindo com a palestrante. “Gente, eu estou amando isso aqui, não quero ir embora”, disse Cíntia em meio às brincadeiras e após ter sido recebida ao palco com a canção “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, sendo entoada pelo Grupo Vocal LaDive.

Palestra iniciada, a oradora abordou questões referentes à importância da oratória e postura para causar uma boa primeira impressão junto ao público, clientes e parceiros, na construção de uma imagem e posicionamento sólidos. “A oratória é a arte dos detalhes. Não teria chegado onde cheguei sem a oratória. Estou no Instagram há 11 anos e somente há quatro me atentei ao poder da oratória”, disse.

O tema “violência doméstica” foi abordado por meio de uma pergunta da plateia, que desencadeou uma conversa sobre a necessidade de se falar sobre a questão e reconhecer os sinais de agressão, antes do impacto físico. “De violência em violência, o agressor vai minando a sua alma. Ele não começa com um soco, pois, senão, não haveria relacionamento. Começa na roupa que ele não aprova, com o soco dado na parede, com os xingamentos e as perseguições. […] Olhe para você, não há amor mais importante”, disse, sendo aplaudida de pé.

Já Stellinha tratou de temas como inserção no digital, culpa e sobrecarga feminina, importância do networking e rede de apoio entre as mulheres e zona de conforto. “Não existe crescimento na zona de conforto”, disse. “Você vai receber mais ‘não’ do que ‘sim’ e, estatisticamente, você tem que entender quantos ‘nãos’ você recebe até ter um ‘sim’, mas, é preciso ter um tempo para ser feliz. Não adianta dormir e acordar desesperada. Nenhuma empresária se sai bem sem ter seu tempo para viajar, para ficar com os filhos, para ficar bem. Faz parte de ser uma boa vendedora cuidar de quem você é”, alertou.

Nos painéis ‘Comunica Elas: da Experiência à Essência’ e ‘Elas Lideram, Elas Inspiram’, as empreendedoras francanas Kelle Andrade, Cristina Buraneli, Camila Rentróia, Celita Benedini, Ana Luísa Ferreira e Lidiane Gasparini falaram sobre seus negócios, gestão do tempo, suas vivências, oportunidades e desafios encontrados no empreendedorismo feminino. O bate-papo foi conduzido pela coordenadora adjunta do CME-ACIF, Naiara Costa.

A tarde também foi marcada por homenagens a mulheres que estiveram à frente do CME-ACIF ao longo de suas duas décadas de existência e do reconhecimento do trabalho que o conselho tem feito em prol do empreendedorismo feminino em Franca e região. Maria Camargo, Rosângela Pelizaro, Livia Gomes, Daniela Tosi, Cristina Buraneli e a gestora de negócios da ACIF, Cláudia Neves, foram presenteadas pela coordenadora adjunta do CME-ACIF Mislene Cunha.

À frente da solenidade em nome do conselho, a coordenadora do CME-ACIF, Thalita Rossi, reafirmou o legado do grupo. “Hoje, o nosso encontro tem um significado especial. Celebramos não apenas mais uma edição do Fórum da Mulher Empreendedora, mas, também, os 20 anos de história do CME-ACIF, repletos de lutas, conquistas e, acima de tudo, união”, disse Thalita.

“Ao longo dessas duas décadas, muitos desafios foram superados e conquistas alcançadas pelo CME-ACIF, como quando, em 2010, atuou como porta-voz das pequenas empresárias na ONU Mulheres, em Nova York. Ainda naquele mesmo ano, nasceu o Fórum da Mulher Empreendedora, evento que segue vivo até hoje e que já reuniu cerca de 5 mil mulheres em torno da visibilidade, capacitação e valorização delas nos espaços empresariais. Eu honro cada uma que lutou para que hoje estivéssemos aqui e me comprometo a continuar firme esse legado, pois, nada disso veio sem esforço”, completou.

O presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge, também destacou a importância do evento. “Estamos aqui para fortalecer ainda mais a rede de mulheres que movimentam nossa economia, inspiram nossas comunidades e constroem diariamente um futuro mais justo, próspero e igualitário”, afirmou. “Este é um espaço de troca, de aprendizado e de conexão. Um espaço para reafirmar que a mulher empreendedora francana tem voz, tem vez e tem poder. Desejo que cada fala, cada ideia e cada encontro aqui hoje possa servir como combustível para os seus sonhos, para os seus negócios e para as mudanças que todos nós queremos ver no mundo.”

O 11º Fórum da Mulher Empreendedora recebeu empresárias ligadas às associações comerciais de Jaú, São Carlos, Batatais, Ribeirão Preto, São Joaquim da Barra, Botucatu e Marília.

Magalu, Sicoob CrediMogiana e Tastur Viagens apoiaram a realização do Fórum como patrocinadores master. Além de momentos no palco, as empresas interagiram junto ao público por meio de ações e estandes, no evento.

Sobre o CME-ACIF

O CME-ACIF é uma organização vinculada à Associação do Comércio e Indústria de Franca, que fomenta o empreendedorismo feminino por meio de qualificação, eventos e articulação institucional. Em 2010, foi responsável por representar pequenas empresárias na ONU Mulheres, em Nova York. Tem como madrinha a empresária Luiza Helena Trajano e atua para fortalecer, capacitar e ampliar a participação da mulher no ambiente empresarial.

Interessadas em conhecer o Conselho e fazer parte do grupo devem entrar em contato com a ACIF pelo telefone (16) 9 9973-0189.