Rosângela Pelizaro, coordenadora geral do CME durante o evento
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o CME (Conselho da Mulher Empreendedora) da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) realizou, na noite de ontem, seu primeiro Happy Hour Empresarial. O evento ocorreu no Polo Clube de Franca e contou com palestra e painel de discussão sobre a representatividade feminina no cenário empreendedor.
“O objetivo deste encontro foi trazer ao diálogo dados interessantes para que pudéssemos refletir e entender a inserção da mulher no mercado de trabalho no mundo, no Brasil e em Franca”, afirmou a coordenadora geral do CME, Rosângela Pelizaro. “Vimos que, em Franca, quer seja como microempreendedora individual, autônoma ou estando à frente de grandes empreendimentos, a mulher tem buscado seu espaço no setor empresarial”, completou a coordenadora.
De acordo com a coach executiva Raquel Santos, que esteve à frente de palestra sobre o tema durante o evento, 62,5% das francanas com 16 anos ou mais atuam no setor de serviços e comércio; 36,1% na indústria e 1,4% na agricultura. Ainda segundo ela, o empreendedorismo no Brasil nasce por necessidade e não por oportunidade, o que ocasiona a falta de preparação de muitas mulheres que iniciam seus negócios de modo informal, a fim de auxiliar no sustento da casa.
“Por isso, enxergamos uma grande necessidade de desenvolver-nos socialmente. E oferecer educação e capacitação às mulheres que iniciam seus negócios é fundamental para que haja mais oportunidades no mercado de trabalho e igualdade de gênero”, disse Raquel.
A noite ainda contou com um momento musical e homenagem à Gilda Maria Dias Jacintho, fundadora da Gilda Moda Íntima e membra do Conselho Deliberativo da Acif bem como do CME. Após ter sua biografia contada, ela, que completou 80 anos recentemente, teve a palavra. “Conviver com vocês me dá mais ânimo, mais vida. É muito importante o trabalho que fazemos. Estamos juntas!” disse, arrancando aplausos.
Imagem geral do 1º Happy Hour Empresarial do CME
Sobre o CME
Criado em abril de 2005, o Conselho da Mulher Empreendedora é formado por um grupo de empresárias e executivas de diferentes setores, que se reúnem periodicamente com o objetivo de discutir e analisar as realidades da mulher empreendedora na cidade de Franca. Através de palestras, debates e conversas acerca da realidade econômica e do mundo dos negócios, o grupo busca incentivar o crescimento conjunto de todas as empresárias.
Fotos: Wilker Maia/Acif