- De proteína ligada apenas à estética, o colágeno passou a ser visto como aliado da saúde integral, impulsionando seu consumo para diferentes perfis. – (Foto/Ilustrativa: Freepik)
Mais do que uma moda passageira, o colágeno consolidou-se como um dos suplementos mais buscados e consumidos pelos brasileiros. Antes restrito a fórmulas de beleza, hoje é reconhecido como aliado do cuidado preventivo, com suporte a articulações, ossos e músculos e a vitalidade diária.
De acordo com a ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), o consumo da proteína no país cresceu 167% nos últimos anos, revelando uma mudança de comportamento: a busca por prevenção e longevidade. Essa tendência acompanha um movimento global. Segundo dados do Google Trends, as pesquisas por “colágeno” dobraram no mundo nos últimos cinco anos, o que evidencia que o interesse extrapola fronteiras e se conecta ao desejo universal de envelhecer com qualidade de vida. O mercado mundial de suplementos de colágeno foi avaliado em US$ 5,94 bilhões em 2024 e, segundo a consultoria Mordor Intelligence, deverá atingir US$ 8,59 bilhões até 2029.
O que pode explicar esse fenômeno é que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a produção natural de colágeno cai a partir dos 25 anos, o que pode intensificar sinais como flacidez da pele, queda de cabelo e dor articular, acelerando-se ao longo do tempo. Estudos recentes sustentam a tese relacionando a suplementação ao fortalecimento ósseo, à prevenção da osteoartrite, à manutenção de massa muscular em pessoas com sarcopenia e até à melhora da saúde cardiovascular, pela manutenção da elasticidade das artérias.
“É um equívoco tratar o colágeno apenas como recurso estético. Ele é uma proteína estrutural para o corpo humano e participa da sustentação de ossos, músculos, tendões e dos vasos sanguíneos. Entender essa abrangência ajuda a olhar para o suplemento como uma estratégia de vitalidade e bem-estar, não apenas de beleza”, explica a nutricionista Carla Fiorillo, coordenadora de conteúdo da Puravida.
Diante dos inúmeros benefícios, a reposição, seja pela alimentação rica em proteínas de qualidade ou por suplementação, tem se tornado rotina em diferentes perfis: de atletas a idosos, de quem busca resultados estéticos a quem deseja mais vitalidade. “Escolher o tipo adequado para suplementar e associar a nutrientes como vitamina C, zinco e biotina pode favorecer resultados e permite colher benefícios duradouros”, reforça a especialista.
Há diversas apresentações de colágeno. A mais comum na suplementação é em pó, muitas vezes de sabor neutro, fácil de incorporar a receitas do dia a dia. O mercado também oferece versões saborizadas e cápsulas. No portfólio da Puravida, há opções neutras e sabores como berries silvestres, abacaxi com hortelã e Língua de Gato, pensadas para facilitar o consumo cotidiano. Com isso, praticidade e sabor caminham juntos e favorecem um consumo mais prazeroso e frequente.
Sobre a Puravida – A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais. Para mais informações, acesse http://www.puravida.com.br.