/Eduardo Machado fala sobre o ‘Sambas e suas vertentes’ em oficina virtual nesta sexta, dia 25

Eduardo Machado fala sobre o ‘Sambas e suas vertentes’ em oficina virtual nesta sexta, dia 25

  • Na oficina, o músico Eduardo Machado vai falar sobre o samba e suas vertentes como a bossa nova, chorinho, marchinhas, samba-canção, samba de breque, partido alto, samba jazz, sambaião, samba enredo, samba-rock e o samba-funk. – (Foto: Ismael Derruci)

Bossa nova, chorinho, samba jazz, samba-rock e samba-funk são alguns dos gêneros que o músico abordará no encontro do projeto ‘O contrabaixo na MPB’,
em seu canal do YouTube

Quando se fala em música brasileira, o primeiro estilo musical que vem à cabeça é o samba. O gênero e suas vertentes como bossa nova, chorinho, samba jazz, samba-rock e samba-funk, entre outros, é o tema da oficina que o renomado contrabaixista e professor de música, Eduardo Machado, promove nesta sexta-feira (25/03), às 19 horas, em seu canal do YouTube (http://www.youtube.com/EduardoMachadoBass). O encontro virtual faz parte do projeto “O contrabaixo na MPB”, que acontece até abril.

“É um trabalho de pesquisa para resgatar alguns estilos musicais da MPB, com a produção de um conteúdo de qualidade, que pode ser consumido e apreciado não somente pelos baixistas e músicos, mas por todos que gostam e querem saber um pouco mais desse rico universo da música e da cultura brasileira”, diz Eduardo Machado.

A ideia do projeto é incentivar o consumo de música brasileira e, dessa forma, manter a cultura sempre viva. “O samba, sem dúvida nenhuma, é o nosso ritmo mais conhecido no mundo todo. Nessa oficina vou falar sobre suas várias vertentes como a bossa nova, chorinho, marchinhas, samba-canção, samba de breque, partido alto, samba jazz, sambaião, samba enredo, samba-rock e o samba-funk”, diz o músico.

Com apoio do Bolsa Cultura da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) da Prefeitura Municipal de Franca, o projeto “O contrabaixo na MPB” acontece até abril e contempla quatro oficinas gratuitas, sendo encerrado com um show solo de música instrumental. As oficinas “História do contrabaixo brasileiro” e “Técnicas do instrumento na música brasileira” (participação especial de Sizão Machado) estão disponíveis no link (https://www.youtube.com/playlist?list=PLNTLFrSmqW2D-T1risULUFRc2c_E962bf).

Serviço:

Projeto ‘O contrabaixo na MPB’ – Eduardo Machado
Canal: http://www.youtube.com/EduardoMachadoBass
Datas: sempre às sextas-feiras, no mesmo horário, às 19 horas
25/03 – Oficina 3 – “Sambas e suas vertentes”
08/04 – Oficina 4 – “A riqueza e a diversidade da Música Nordestina”
29/04 – Show solo de música instrumental – Eduardo Machado

O MÚSICO

Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro da atualidade, Eduardo Machado é formado no Conservatório de Tatuí (SP) e expressa em seu instrumento destreza e versatilidade, características preservadas nos seus 32 anos de carreira, como músico e professor. Sua discografia é composta por 9 CDs e 2 DVDs, com destaque para quatro turnês internacionais, com apresentações em diversos países da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, e premiação no concurso “Novos Talentos do Jazz” (Savassi Festival, Belo Horizonte/MG, 2009).

Já participou de shows e gravações com grandes nomes da música brasileira e internacional como Zeca Baleiro, Roberto Menescal, Toquinho, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Jair Rodrigues, Sandra de Sá, Paula Lima, Margareth Menezes, Dinho Ouro Preto, Luiz Caldas, Zé Geraldo, Diego Figueiredo, Larry Coryell, Arthur Maia, Hamilton de Holanda, Robertinho Silva, Toninho Ferragutti, Victor Biglione, Toninho Horta, Celso Pixinga, Gabriel Grossi, Edu Ribeiro, Marku Ribas, Carlos Bala, Derico, entre outros.