- (Foto: Divulgação)
Em solenidade ocorrida na manhã da última sexta-feira, 24, foram empossadas as novas conselheiras do Conselho Municipal da Condição Feminina de Franca (CMCF), eleitas após recente processo eleitoral no final de 2024 para completar dois terços do colegiado. A cerimônia ocorreu no auditório da Secretaria de Ação Social e contou com as presenças da secretária Gislaine Liporoni Peres, Janaína Lucas dos Santos, presidente do mandato anterior, Marília Martins, vereadora, defensora pública Fernanda Oliveira, presidente adjunta do conselho, Flávia Mildres Rodrigues Ribeiro, Rachel Melani, do Fundo de Solidariedade, conselheiras, representantes do poder público e da sociedade civil.
As eleitas e empossadas cumprirão seus mandatos de dois anos, até janeiro de 2027, representando diferentes instituições e entidades do município. Ao todo, foram eleitas e empossadas 12 conselheiras e respectivas suplentes para representantes de faculdades e universidades; entidades assistenciais; e seis na condição de representantes da comunidade feminina de Franca. Ao todo, o colegiado é composto por 17 membros.
Terminada a sessão de posse, com a entrega de certificados e agradecimentos as conselheiras que concluíram o seu mandato, houve uma reunião para eleição para escolha da nova diretoria executiva do conselho, cuja composição ficou da seguinte forma: Israild Giacometti como presidente, Thalia Gabriel Rodrigues Martins de vice, Maria Clara Defendi Feliciano como 1ª secretária e Luciana Braga da Silva de 2ª secretária.
O Conselho Municipal da Condição Feminina tem a função de acompanhar e fiscalizar os órgãos públicos, bem como propor iniciativas que permitam ampliar a oferta de serviços e a garantia dos direitos ao universo feminino. A primeira reunião de trabalho do colegiado está marcada para o dia 7 de fevereiro, a partir das 8h30.