Fazenda Bom Jesus, produtora do Café Labareda, foi escolhida para servir de modelo para 60 representantes de 16 países
Um dos maiores eventos da agricultura mundial sustentável, o 5º Global Farmers Master Class, promovido pela multinacional holandesa bancária Rabobank, foi realizado pela primeira vez no Brasil nesta semana. E a Fazenda Bom Jesus, uma das produtoras do Café Labareda na região de Franca, foi a escolhida para representar o setor cafeeiro do país como modelo de produção sustentável.
Nesta quarta-feira, um grupo de 60 agricultores de 16 países, como Argentina, Alemanha, Austrália, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Irlanda, Nova Zelândia, Países Baixos, Paraguai, Peru e Ucrânia esteve visitando a propriedade e conhecendo de perto o manejo de grãos. “É uma honra poder mostrar nosso trabalho para esse grupo seleto. Nos esforçamos muito para ser diferente para melhor. E tentamos suceder nossos pais no padrão de qualidade e excelência que aprendemos com eles”, di sse Gabriel Lancha Oliveira, diretor financeiro da Labareda Café.
O Global Farmers Master Class nasceu em 2014, idealizado para ser um evento de troca de experiências, divulgação de novas tecnologias e discussões sobre soluções inovadoras para alimentar o mundo e alavancar a segurança alimentar global. Ele acontece de forma bianual. Pela primeira vez, no Brasil, foi realizado em Piracicaba e em Campinas. Com atividades nas cidades de Franca, Holambra, Descalvado, Ribeirão Preto e Guariba, no Estado de São Paulo. Depois, o programa migrará para o Estado de Mato Grosso, onde ocorrerão eventos nos municípios de Cuiabá e Campo Verde. “Nos senti mos honrados pela escolha de representar o setor cafeeiro. Foi um prazer poder recebê-los e contar um pouco da nossa trajetória que agora se consolida com nossos filhos Lucas e Gabriel, à frente dos negócios”, disse a empresária Flávia Lancha, uma das proprietárias da Labareda.
Flávia foi responsável por iniciar a política de certificação das fazendas produtoras do Café Labareda ainda em 2005 e só deixou a diretoria da empresa em 2016, para se dedicar a projetos sociais, como o Instituto de Capacitação e Orientação Livre. “Hoje me emociono em ver meus filhos seguindo o mesmo caminho, dando continuidade ao nosso sonho”, disse.
O grupo passou a quarta-feira na fazenda, que fica em Cristais Paulista, pode conhecer todas as etapas de produção do café, esclarecer dúvidas sobre técnicas e manejo e ainda receberam orientações para o desenvolvimento da agricultura sustentável. “É uma satisfação muito grande poder receber pessoas tão relevantes para produção de alimentos em nível mundial. Pudemos trocar experiências e também aprendemos”, disse o diretor agroindustrial da Labareda, Lucas Lancha Oliveira, que acompanhou toda a visita.
Daniela Sampaio, coordenadora do Global Farmers no Brasil, disse que a razão do encontro e das visitas técnicas é construir uma discussão de alto nível sobre os desafios e oportunidades dentro da missão de implementar os meios para alimentar uma população mundial crescente. “Um momento ímpar para entrarmos em detalhes específicos de discussão de inovação, tecnologia, governança e modelos de negócios.”
Representantes recebem orientações sobre técnicas de manejo sustentável na Fazenda Bom Jesus, da Labareda Café
Um dos visitantes experimenta o café produzido pela Labareda durante a visita à Fazenda Bom Jesus
Lucas Lancha Oliveira (de branco e chapéu), diretor agroindustrial da Labareda, faz demonstração sobre os vários tipos de cafés produzidos
Flavia Lancha e Lucas Lancha Oliveira dão orientações aos representantes que participam do Global Farmers Master Class
Grupo com todos os representantes de mais de 15 países que conheceram a produção da Labareda Café
Gabriel Lancha Oliveira, diretor financeiro, Gabriel Mei Oliveira, um dos fundadores da Labareda Café, e Lucas Lancha Oliveira, diretor agroindustrial
Flavia Lancha, uma das fundadoras e ex-diretora da Labareda Café
Fotos: Divulgação