- Evento gratuito acontece de 20 a 23 de agosto e tem como tema o cooperativismo. – (Fotos: Divulgação/Gima)
“Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar…”. O anúncio está feito: no próximo dia 20 de agosto começa a tradicional GIMA – Feira Cultural Intermunicipal da Alta Mogiana, que neste ano promete movimentar mais de 6 mil pessoas entre crianças, educadores, voluntários, gestores públicos e visitantes de toda a região. O evento será realizado no Espaço Rural do Caititu, em Cristais Paulista (SP), e chega à sua 16ª edição com o tema “Viva o Cooperativismo – Cooperação e Sustentabilidade na Alta Mogiana”. A entrada é gratuita.
Criada em 2008 pela empresária Flávia Lancha e pela educadora Lucileida Mara de Castro, a GIMA nasceu como uma iniciativa da Labareda Agropecuária para integrar crianças da zona rural e urbana, promovendo respeito e cidadania por meio de uma gincana educativa. Na primeira edição, participaram 160 alunos de Cristais Paulista e Ribeirão Corrente. Ao longo dos anos, o projeto cresceu, ganhou força regional e se transformou na maior feira cultural da Alta Mogiana, reunindo diversos municípios em atividades pedagógicas, esportivas e artísticas.
Com o crescimento da iniciativa, foi fundada em 2018 a APEAM – Associação para Educação Ambiental da Alta Mogiana, entidade responsável pela organização da feira e de outros projetos de impacto social. A coordenação geral da 16ª GIMA está a cargo de Lucileida Mara de Castro, com produção executiva de Carla Cristina Bastianini.
“Ver a GIMA crescer ao longo desses anos, ganhando relevância, envolvimento das escolas, apoio dos municípios e despertando consciência nas crianças é a certeza de que vale a pena investir em educação com propósito. A GIMA é a prova viva de que, quando cooperamos, transformamos”, afirma Flávia Lancha.
Voltada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (10 e 11 anos), a GIMA acontece graças à parceria entre a APEAM, o Governo do Estado e as Secretarias Municipais de Educação. Neste ano, mais de 4 mil crianças das redes municipais de Batatais, Cristais Paulista, Guará, Itirapuã, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho e Restinga participam de um percurso educativo que teve início ainda em março. Além dessas cidades, crianças de outros municípios visitantes também passarão pela feira.
Durante os meses que antecedem o evento, escolas e comunidades se envolvem em oficinas pedagógicas, formações para professores e ações culturais voltadas à cooperação, à sustentabilidade e ao protagonismo infantojuvenil. A pré-produção inclui entrevistas com pessoas idosas sobre formas antigas de cooperação, arrecadação de óleo de cozinha usado (em parceria com a Brejeiro), recolhimento de lixo eletrônico (em parceria com o Magazine Luiza), produção de fotos bordadas com poesia feita pelas crianças, construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis (que serão apresentados sob a regência do maestro Nazir Bittar), além do cálculo da pegada de carbono das escolas, com plantio compensatório de árvores.
A programação da feira contará ainda com grito de guerra, danças temáticas, criação de mascotes e a diplomação de prefeito e vice-prefeito mirim, reforçando o compromisso com a cidadania. Também haverá sorteios de bicicletas e bolas, além da tradicional Corrida Rústica GIMA, marcada para o dia 17 de agosto, como prévia da abertura oficial.
Entre os dias 20 e 22 de agosto, o público poderá circular por diferentes espaços culturais e educativos, com atrações guiadas e duração de 30 minutos cada. Estão confirmadas apresentações de contação de histórias com o grupo Cabrun, hip-hop com MC Zumba e Matuto S.A., arte circense com o Cirquim de Dois, oficinas criativas, música com Tio Paulão e palestras oferecidas pelo SEBRAE e pela empresa Brejeiro.
No sábado, dia 23, o ponto alto da GIMA 2025 será a apresentação especial do coro da Orquestra Sinfônica de Franca, sob a regência do maestro Nazir Bittar. A grande novidade deste ano é a união da música clássica com a música sertaneja, em um espetáculo emocionante que contará com quatro canções interpretadas em parceria com o coral infantil, sob a orientação da professora Camila Bastianini, e com a participação do balé da escola Raquel & Camila Ballet. A apresentação utilizará instrumentos confeccionados com materiais recicláveis, produzidos durante a terceira oficina preparatória da GIMA, promovendo arte, sustentabilidade e cooperação em cena.
A 16ª edição da GIMA é realizada pela APEAM e pela AZ Furlan Produções Esportivas e Culturais com apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, viabilizada pelo Programa de Ação Cultural – PROAC, com patrocínio da Labareda Agropecuária e da Usina Alta Mogiana.
A GIMA 2025 não é apenas uma feira: é uma celebração da educação com propósito, da cultura como ferramenta de transformação e da cooperação como caminho para um futuro mais justo e sustentável.
16ª GIMA – Feira Cultural Intermunicipal da Alta Mogiana
📍 Espaço Rural do Caititu – Rod. Vicinal Eng. Argemiro Leonardo, Km 10,5 – Cristais Paulista (SP)
📅 Data: de 20 a 23 de agosto de 2025
🎯 Tema: Viva o Cooperativismo – Cooperação e Sustentabilidade na Alta Mogiana