- Sondagem mostra que 58% do comércio local espera ser impactado pela data. – (Foto: Tarissa Esteves/ACIF)
O Carnaval deve movimentar R$ 12 milhões no comércio de bebidas e adereços da cidade de Franca, em 2025. A projeção foi realizada pelo IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) e leva em consideração dados de abertura de CNPJs e faixa de faturamento relacionados ao porte das empresas ativas na cidade.
“O otimismo reflete o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que deve registrar um avanço entre 3% e 3,5% em 2024”, afirma o economista responsável pelo IE-ACIF, Rodrigo Souza. “Esse desempenho é impulsionado pelo reajuste do salário-mínimo e por programas de transferência de renda, que juntos podem acrescentar até 2,2% ao PIB nacional. Além disso, a ampliação das contratações no mercado de trabalho formal tem contribuído para a redução do desemprego, fortalecendo o consumo e impactando positivamente o comércio”, diz.
Além da projeção, o IE-ACIF realizou uma sondagem junto ao comércio local para saber sobre as expectativas para a data. O levantamento mostrou que 57,2% das empresas acreditam que o Carnaval terá influência direta sobre suas vendas. Destas, 72,7% esperam um aumento de até 5%; outros 18,2% projetam um crescimento entre 5% e 10%, enquanto 9,1% acreditam que o faturamento pode superar os 10% de incremento.
Em relação às estratégias de marketing, 51,5% dos empresários afirmaram que planejam realizar campanhas específicas para o Carnaval. Entre as ações mais adotadas estão:
• Ofertas especiais (relâmpago, do dia, da semana ou do mês) – 18,2%
• Descontos especiais – 15,2%
• Sorteios e/ou distribuição de brindes – 9,1%
• Vendas parceladas – 9,1%
No quesito marketing, 66,6% dos empresários pretendem investir em estratégias para potencializar as vendas, sendo que 63,3% deles apostarão nas redes sociais como principal canal de divulgação.
Sobre a Sondagem
A pesquisa de opinião foi realizada de forma online pelo IE-ACIF, por meio de seus canais de comunicação, e contou com a participação de 33 empresários dos setores de agronegócio, serviços e comércio da cidade de Franca-SP.