Sesc Ribeirão promove mostra de cinema em parceria com a Prefeitura de Franca

cinema foto divulgação O Sesc Ribeirão, em parceria com a Prefeitura de Franca e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) promove de 9 a 14 de junho, terça a domingo, a Mostra de Cinema Sombras que Assombram – O Expressionismo Alemão, que acontece na Casa da Cultura e do Artista Francano, em Franca. Além da exibição de filmes, a programação conta com bate-papo sobre o Expressionismo Alemão com os irmãos André e Marcos de Castro, dia 9 de junho, terça, às 20h. Misticismo, fantasmas, sobrevivência, sangue, morte e sombras são palavras que descrevem o sentimento expressionista. Os filmes da década de 20 espelham bastante a nebulosidade de seu tempo: os cenários, em especial das grandes obras, como O Gabinete do Dr. Caligari, O Gabinete das Figuras de Cera, O Golem e Nosferatu, tendem a claustrofobia, têm pouca profundidade, são tortuosos, beirão o grotesco. O Expressionismo desenvolveu-se na Alemanha no pós-guerra. Desde o início do século XX, movimentos como o Surrealismo buscavam a representação interior humana, suas angústias, sonhos e fantasias. Para o Expressionismo Alemão, estes elementos tinham maior importância do que os apresentados na realidade objetiva. Pode ser considerado uma fusão entre o pessimismo e o cenário desolador encontrado no país no pós-guerra (1914-1918) com a tradição da literatura fantástica alemã. A importância desta categoria de cinema estendeu-se para outros países, influenciando diretores do mundo todo durante a década de 30. Na atualidade o expressionismo deixou inúmeros legados, seja na forma técnica do cinema, seja na profundidade de sentimentos a serem explorados pela narrativa. A estética do cinema noir, em sua grande parte, advém do expressionismo. O cineasta Tim Burton, por exemplo, é um desses “herdeiros modernos” do expressionismo, pois grande parte dos seus filmes guarda o foco nos sentimentos, no que é mórbido, no dramático, no detalhamento da experiência e das emoções como pontos principais. Entender o expressionismo é mais do que entender a própria história da arte, seja a pintura ou o cinema, mas entender a história humana e onde podemos nos situar em relação à mesma. É ver o cinema com uma perspectiva mais apurada em sua ligação com o passado, seu desenvolvimento no presente e suas possíveis caminhadas para o futuro. É perceber que tudo é um movimento contínuo, nada se “cria” absolutamente do nada e que muito do que foi criado permanece vivo em gotas homeopáticas em cada obra. O cinema é isso: o lugar do fascínio, da ilusão, da criação e da diversidade, onde cada espectador tem as ferramentas necessárias para aproveitar isso. Serviço MOSTRA DE CINEMA SOMBRAS QUE ASSOMBRAM - O EXPRESSIONISMO NO CINEMA ALEMÃO De 9 a 14 de junho Local: Casa da Cultura e do Artista Francano. Rua: Oscar Brasiliano dos Santos nº 1531, Centro. Franca – SP, (16) 3721- 8692 Apoios: Sindicato do Comércio Varejista de Franca Prefeitura Municipal FEAC – Fundação de Esporte, Arte e Cultura Bate-papo: O EXPRESSIONISMO ALEMÃO Com André de Castro e Marcos de Castro Pesquisadores em cinema, produtores audiovisuais registrados pela Ancine, palestrantes, curadores e comentaristas de cinema. Dia 9/6. Terça, às 20h. Filmes: O GABINETE DO DR. CALIGARI Das Kabinet des Caligari Dir.: Robert Wiene. 1919. 62 min 16 anos. A obra é considerada uma das principais referências do cinema de horror mudo. No filme, o personagem Francis e o amigo Alan visitam o gabinete do Doutor Caligari. No local eles conhecem Cesare, um homem sonâmbulo que faz a previsão da morte de Alan, que de fato morre e passa a agir como um 'morto-vivo' no outro dia. Com a ajuda da polícia, Francis começa a espionar o que o sonâmbulo faz. Dia 9/6. Terça, às 19h AS MÃOS DE ORLAC Orlac Hände Dir.: Robert Wiene. 1924. 110 min Reunindo o grande ator e diretor do clássico O Gabinete do Dr Caligari, Conrad Veidt e Robert Wiene, a obra é um incrível thriller que mistura a estética grand Guignol com a interpretação herdada pelo Expressionismo Alemão. O filme conta a história de um prestigiado pianista que tem suas mãos amputadas depois de um trágico acidente; através de uma cirurgia experimental, recebe em transplante as mãos de um serial killer. A partir deste fato o homem tem sua vida mergulhada na loucura e paranoia, colocando em risco as pessoas que ele ama. Dia 10/6. Quarta, às 19h O GOLEM Der Golem Dir.: Paul Wegener. 1920. 68 min O Golem, mito de uma lenda judaica, é um ser de barro que ganha vida quando um mago usa a mágica de um antigo livro da Cabala. O monstro de barro, interpretado pelo próprio diretor, foi criado para proteger os judeus dos ataques antissemitas. Este filme influenciou vários filmes de Hollywood, especialmente Frankestein (1931). Dia 11/6. Quinta, às 19h. O GABINETE DAS FIGURAS DE CERA Das Wachsfigurenkbinett Dir.: Paul Leni. 1924. 83 min Realizado no auge do Expressionismo Alemão, o filme apresenta três episódios entrelaçados contados por um jovem poeta contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos: o califa Haroun al-Haschid, Ivã, o terrível, e Jack , o Estripador. Dia 12/6. Sexta, às 19h. O HOMEM QUE RI The Man Who Laughs Dir.: Paul Leni. 1928. 110 min Herdeiro de um ducado, Gwynplaine é sequestrado quando garoto e, por ordem do rei, desfigurado, o que o deixa com o rosto esculpido num perpétuo sorriso macabro. Vira atração de circo e torna-se um famoso palhaço. Esse é o início da saga do herói de aparência assustadora, mas de uma humanidade comovente. Dia 12/6. Sexta, às 20h30. FAUSTO Faust Dir.: F. W. Murnau. 1926. 118 min Dividido em duas partes, o filme recria o pacto de Fausto com Mefistófeles e, no segundo momento, o drama de Goethe, a tragédia de Gretchen. Situando a ação no final da Idade Média, Murnau concebe uma atmosfera mística a partir dos contrastes de iluminação, que remetem à pintura de Rembrandt. Dia 13/6. Sábado, às 14h. NOSFERATU Dir.: F. W. Murnau. 1924. 94 min Obra chave do expressionismo alemão, “Nosferatu” é um clássico do cinema de vampiros que deixa gravado na memória o terrorífico Max Schreck, um ser esquelético de olhar sinistro, unhas longas e orelhas pontiagudas. Nosferatu é uma livre adaptação do livro de Bram Stoker Drácula. Dia 13/6. Sábado, às 16h. A ÚLTIMA GARGALHADA The Last Laugh Dir.: F. W. Murnau. 1924. 91 min Um dos mais notáveis trabalhos artísticos do movimento expressionista alemão. O ator Emil Jannings interpreta o papel de um porteiro, cuja felicidade se desfaz quando ele é aposentado de seu cargo, que outrora lhe trouxera alegrias e orgulho. Dia 14/6. Domingo, às 14h. METROPOLIS Dir.: Fritz Lang. 1927. 124 min O filme se passa em 2026, a população está dividida em duas classes: a elite dominante e a classe operária, que vive num mundo subterrâneo, escravizada pelas monstruosas máquinas que fazem funcionar a todo vapor a cidade. Uma revolução operária é planejada, mas sempre impedida pela líder Maria. O chefe da cidade pede a um cientista maligno que construa um robô à imagem e semelhança dela, para que possa incitar os trabalhadores à revolta. Dia 14/6. Domingo, às 16h. Sesc Ribeirão Preto Rua Tibiriçá, 50, Centro Central de Atendimento (16) 3977-4472   Foto: Ilustrativa/Divulgação

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