* De acordo com a companhia global de alimentos, maioria dos consumidores faz questão de manter o espírito natalino dentro de casa, reunindo família e pratos típicos. - (Foto: Divulgação/MBRF)
Quando o assunto é ceia de Natal, a maioria dos brasileiros (42%) possui um perfil comportamental "tradicional". Ou seja, são pessoas que fazem questão de manter o espírito natalino durante a celebração, reunindo a família em casa ao redor de uma mesa farta de pratos típicos da época. É o que aponta um estudo proprietário e inédito do Consumer Hub da MBRF, companhia global de alimentos e multiproteínas.
O consumidor tradicional é sobretudo jovem, em sua maioria entre 18 e 24 anos de idade, e é o que mais cresce desde a pandemia – mais de 8 p.p. entre 2019 e 2024. Além disso, são os que mais celebraram o Natal em 2024, sendo que 9 em cada 10 comemorações aconteceram dentro de casa.
Entre os outros perfis comportamentais mapeados pelo estudo, há os “inovadores” (30%), que não se apegam aos simbolismos, revezam a comemoração entre família e amigos, e até gostam dos pratos típicos da sazonalidade, como Peru e Chester® Perdigão, mas também consomem churrasco ou lasanha, por exemplo. Para este público, onde predominam pessoas dos 25 aos 40 anos de idade, o importante é dividir as tarefas da ceia.
Já os “simplificadores” (28%), que são em maior parte pessoas de a partir de 41 anos, lembram das celebrações de Natal com nostalgia, mas tem optado por fazer reuniões menores e com menos opções de prato, por praticidade.
No contexto das marcas, Sadia e Perdigão estão no Top 5 mais citadas entre as que não podem faltar no Natal, com 45% e 39% respectivamente. Dentro do recorte de aves natalinas, as marcas lideram o Top 3 das preferidas para ceia e/ou almoço de Natal – Sadia com 37% de citações, Perdigão com 32% e Chester® Perdigão com 28%.
Preferência nacional
Os hábitos de consumo apontados pelo estudo da Consumer Hub da MBRF refletem o desempenho de mercado da companhia, que concentra 59,5% do faturamento do segmento total de Comemorativos, sendo líder absoluta com Chester® Perdigão com 50,4% de participação, e 75,8% da participação na categoria de Peru (Sadia 42,5% e Perdigão 33,3%)¹, reforçando seu protagonismo nas ceias pelo país e o reconhecimento como marcas símbolos do Natal.
Em termos de volume, as pessoas servem três proteínas diferentes na ceia de Natal. Houve um crescimento de 7% no consumo de aves natalinas, no comparativo de 2023 e 2024, sendo a preferência de proteína de 50% dos entrevistados, seguido de carne bovina (35%), pernil (30%), peru (26%), frango (26%), linguiça (20%), lombo (18%), tender (17%), cortes suínos (14%) e frutos do mar (12%). Há ainda um indicativo de que 39%, além de servir as proteínas assadas, gostam de fazer churrasco na festividade.
Na hora de escolher as marcas de proteína para a ocasião, o sabor lidera como principal motivo, 53%. Na sequência, entram os fatores qualidade e custo-benefício, ambos com 46%, suculência (24%) e facilidade de preparo (20%).
Com o portfólio mais completo do mercado voltado para as festividades, a MBRF também lidera em market share de suínos com 26,0% e com o tradicional tender, com 42,3% de participação de mercado¹.
Hoje, a empresa conta com a maior operação de vendas de Kits Natalinos Congelados do mundo, sendo considerada líder absoluta de mercado, com mais de 68% de market share na categoria¹, atendendo a mais de 50 mil clientes entre os meses de agosto e dezembro. A composição dos kits contempla os ícones Peru Sadia, número 1 do Natal Brasileiro, e o Chester® Perdigão, entre outros produtos da linha comemorativa e itens complementares do portfólio MBRF.
Sobre a MBRF
A MBRF é sétima maior empresa do Brasil e uma das maiores empresas de alimentos do mundo, presente em 117 países e com um portfólio multiproteínas que inclui carne bovina, suína e de aves, produtos industrializados, pratos prontos e pet food. Com marcas fortes e icônicas como Sadia, Perdigão, Sadia Bassi, Perdigão Montana, Perdigão na Brasa, Qualy, Banvit, Paty, a companhia reúne 130 mil colaboradores pelo mundo e produz cerca de 8 milhões de toneladas de alimentos por ano, atendendo mais de 425 mil clientes e milhões de consumidores em todo o mundo.
A MBRF combina expertise, inovação e eficiência em uma plataforma multiproteínas 100% integrada, guiada por simplicidade, excelência e práticas sustentáveis. A empresa acompanha tendências e hábitos dos consumidores para oferecer o portfólio mais completo do mercado, com qualidade, competitividade e responsabilidade socioambiental.
¹Fonte: Nielsen Delta | Market share (2024x2023)
Comentários