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Panetones ganham versões inéditas e ampliam o consumo para além das festas de Natal

  • No RibeirãoShopping e ShoppingSantaÚrsula, marcas apostam em sabores ousados e novos formatos que refletem a expansão do mercado. – (Foto: Divulgação/Kopenhagen)

O panetone vive um novo momento no varejo brasileiro. Antes associado apenas às celebrações natalinas, o produto ganhou versões inéditas, combinações criativas e um público cada vez mais disposto a experimentar novos sabores. No RibeirãoShopping e no ShoppingSantaÚrsula, essa tendência aparece em lançamentos que vão do tradicional ao gourmet, e evidenciam como a inovação tem ampliado o consumo.

Levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) mostra que, entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, o setor movimentou R$ 1,24 bilhão, alta de 29,6% em valor e 7,3% em volume, alcançando 62,9% dos lares brasileiros. Os lançamentos diferenciados sustentam esse crescimento e prolongam o consumo até março.

A Dengo aposta em combinações brasileiras, como o panetone de banana com chocolate e doce de leite. – (Foto: Fernanda Napolitano)

Novos sabores ganham força

A diversidade de receitas criativas aparece com destaque no RibeirãoShopping. Na Dengo, a aposta está em combinações brasileiras, como o panetone de banana com chocolate e doce de leite, além de uma parceria exclusiva com a Farm que resultou em uma versão recheada com bananada. Na Haoma, o destaque é o panetone fondant com creme de marshmallow, enquanto a Lindt apresenta opções com pedaços de laranja siciliana e o lançamento do triplo pistache com chocolate branco.

Na Havanna, os clássicos de doce de leite ganham novas interpretações, como caramelo salgado, goiabada com doce de leite e uma versão zero açúcar. A marca estima crescimento de cerca de 25% no faturamento impulsionada pelo portfólio ampliado.

A Lugano acompanha a tendência do pistache com seu panetone trufado, e a Casa Bauducco apresenta sabores como amaretto, vinho moscato e versões zero açúcar, além de chocotones especiais de caramelo macchiato, cereja e pistache.

“O consumidor está mais disposto a experimentar e isso incentiva as operações a inovar. Nosso papel é conectar essa diversidade ao visitante e reforçar a experiência de compra dentro do empreendimento”, afirma Maira Lisa Ferrari, gerente de marketing do RibeirãoShopping.

Diferentes formatos impulsionam o consumo

No ShoppingSantaÚrsula, as operações também apostam em novidades que ampliam a forma de consumir o panetone nesta temporada. A Cacau Show Super Store apresenta seus lançamentos de brownie e doce de leite com especiarias, e incorpora o fondue de panetone ao cardápio, reforçando a proposta de transformar o produto em experiência gastronômica. A unidade registra boa resposta do público com ações de degustação, o que deve impulsionar as vendas de fim de ano.

A Kopenhagen une duas tendências fortes: o clássico doce de leite e o pistache, que ganhou espaço nos últimos anos. A marca ainda traz uma opção premium preparada com laranja cristalizada, castanha de caju e gotas de chocolate ao leite.

“A cada ano, novas interpretações do panetone chegam ao mercado, impulsionando o varejo e ampliando as opções para presentes e celebrações. A variedade é fundamental para atender ao público e ao clima festivo da temporada”, afirma Juliana Gasparini, gerente de marketing do ShoppingSantaÚrsula.