- Com apoio da Diocese, ‘Franca Tem Voz’ ganha força na missão de conscientizar público sobre a importância da representatividade política para Franca. – (Fotos: Divulgação/Acif)
A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) recebeu, na manhã de ontem, quarta-feira, 1º de outubro, o bispo Paulo Roberto Beloto e 14 padres da Diocese local para a apresentação do projeto “Franca Tem Voz”. A iniciativa, idealizada pela ACIF em parceria com a Unimed Franca, Cocapec, GCN e Rádio Difusora, busca sensibilizar a população sobre a importância de se eleger representantes da cidade para a Câmara Federal e expandir a participação na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a fim de ampliar os investimentos e medidas de governo para o município.
De acordo com estimativas do ‘Franca Tem Voz’, baseadas no histórico de votos locais, em 2026, mesmo com 252 mil eleitores aptos, apenas 118 mil deverão escolher candidatos de Franca, devido à dispersão de votos em nomes de fora, além de brancos e nulos, se o cenário não se alterar.
“Temos até outubro do próximo ano para mobilizar entidades, lideranças, imprensa e comunidade em torno deste tema tão importante: a eleição de candidatos com vínculos reais com a cidade. Só assim poderemos garantir que Franca conquiste mais espaço político, acesso a recursos e políticas públicas que reflitam suas necessidades”, afirmou o presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge. O superintendente da entidade, Marcelo Rocha, também esteve presente no encontro. “Trata-se de um movimento cívico de conscientização”, alertou.
O projeto, de caráter educativo e apartidário, foi bem recebido pela Diocese. “A gente percebe que há uma preocupação com o nosso município, com a nossa região, de responsabilidade, de crescimento, de progresso, e acho que isso é muito importante”, disse o bispo Beloto. “Tem uma frase muito bonita, do papa São Paulo VI, que diz: a paz é fruto do desenvolvimento. Então, quando um projeto beneficia a população, principalmente a mais carente, em áreas como educação, saúde e transporte, tem o nosso apoio, tem a nossa benção e as nossas orações”.
Além do diálogo com entidades, lideranças e comunidade, o ‘Franca Tem Voz’ promoverá ações de conscientização como documentário sobre representatividade política, entrevistas com lideranças locais e sabatinas com candidatos, em 2026. Entre os apoiadores estão OAB-Franca, CDL, Uni-Facef, Unifran, Sebrae, Ciesp, Franca Basquete, Magazine Luiza, Mestres de Maçonaria e Rádio Marcelo Valim.
Para saber mais sobre o projeto, propor ideias e discutir o tema, os interessados devem seguir o perfil @francatemvoz, no Instagram. Para as entidades que queiram aderir à iniciativa como apoiadora, o contato é (16) 3711-1725.


