- (Foto: Reprodução/Ilustrativa)
A Secretaria de Saúde de Franca participa da Campanha Nacional de Multivacinação para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é oferecer o acesso às vacinas e os imunizantes que estão em atraso, aumentando a cobertura vacinal, o que contribui para a erradicação de doenças imunopreveníveis em crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Para esta terça-feira, 5, estarão disponíveis as UBS Leporace, Aeroporto 3, Santa Clara, Planalto e Horto, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 – VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 – VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Influenza, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.
Lucas Souza, secretário de Saúde, ressaltou a importância dos pais e responsáveis aproveitarem essa campanha para a atualização das cadernetas de vacinação, de modo que os filhos fiquem protegidos de várias doenças.
De acordo com ele, a Secretaria de Saúde prepara um dia de mobilização da campanha, o “Dia V”, para a próxima semana.
Programação da Vacinação contra a Covid-19
1ª Dose – Pessoas com 18 anos ou mais
Nesta terça-feira, 5, a Secretaria de Saúde prossegue com a imunização das pessoas, com idade de 18 anos ou mais, contra a Covid-19.
O atendimento será prestado na UBS Guanabara, com funcionamento das 07h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço.
A orientação aos interessados é para que façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site http://www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses.
1ª e 2ª Doses – Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais
Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) continua nesta terça-feira, na UBS Paulistano, no período das 7h30 às 12h e das 13 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
2ª Dose- Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
A segunda dose da vacina Astrazeneca estará disponível, nesta terça-feira, nas UBS Estação, Ângela Rosa e Brasilândia, das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose.
2ª Dose – Pfizer
As pessoas que têm o agendamento no cartão de vacinação até o dia 22 de outubro para o recebimento da segunda dose da Pfizer, poderão antecipar a data e comparecer nesta terça-feira, nas UBS São Sebastião, Aeroporto 1, Paulista e Luíza, das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose.
2ª Dose – Coronavac/ Sinovac
A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, na UBS Paulistano.
3ª Dose – Idosos 60 anos ou mais e Imunossoprimidos acima de 18 anos
A Secretaria de Saúde continua atendendo nesta terça-feira, os idosos, com 60 anos ou mais, para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose e prossegue com o reforço da vacinação para as pessoas imunossuprimidas, com idade de 18 anos ou mais com, pelo menos 28 dias, após a última dose do esquema vacinal, seja segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, considerando o calendário proposto.
O atendimento será prestado na UBS Santa Terezinha, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas.
As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, documento de identidade com foto, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas.
São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
3ª Dose – Profissionais de Saúde
A aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para os profissionais de saúde, que tomaram a segunda dose até o dia 12 de fevereiro, há pelo menos seis meses da última aplicação, está prevista para a UBS Progresso, das 07h30 às 16h e das 8 às 17h, na Escola Industrial (entrada pela rua Campos Salles).
Poderão receber a dose extra, os trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, que deverão apresentar um documento de identidade com foto e o cartão para comprovar o recebimento das duas doses.