- Ação faz parte dos programas direcionados à retomada dos pequenos negócios – Empreenda Rápido e Agentes Locais de Inovação – ALI, que dispõem ainda de mecanismos para acesso a marketplaces e financiamento. – (Foto: Ilustrativa/Divulgação)
Há quase um ano, a pandemia do Covid-19 impactou severamente o setor produtivo, em especial, os pequenos negócios, cuja maioria (93%) suspendeu temporariamente as atividades. Passado o momento de choque, veio a recuperação. Pesquisa do Sebrae indica que 86% dos negócios retornaram à atividade, recuperaram faturamento e geraram empregos.
Além disso, o caminho do empreendedorismo foi escolhido para combater a falta de ocupação. Até o final de 2020, foram abertas 3,4 milhões de novas empresas, sendo 2,6 milhões de microempreendedores individuais (MEIs); no estado de São Paulo foram 518,7 mil e na região de Franca quase 10 mil novos MEIs. Com isso, o MEI representa quase 80% das empresas abertas no ano de 2020.
Para o presidente o Sebrae-SP, Tirso Meirelles, que ontem, segunda-feira, apresentou em Franca as principais estratégias de atendimento da entidade para 2021, ter coragem de se transformar, de inovar para recuperar receita e ser resiliente foi o que manteve esses empresários em atividade e impulsionou outros a se formalizarem ou iniciarem na atividade empreendedora, mesmo diante das incertezas. “Saiu na frente quem investiu no conhecimento. Aqui em Franca, dos quase 20 mil clientes atendidos, 86% relataram aumento de faturamento e 63% redução de custos com aplicação das orientações oferecidas por nossos especialistas” afirma.
O grande desafio para este ano, segundo Meirelles, é garantir que os pequenos negócios se mantenham ativos, voltem a faturar nos níveis de antes da pandemia e consolidem a retomada com mais fôlego.
Uma das ações da entidade focadas nestes objetivos é a abertura de milhares de vagas do programa Empreenda Rápido em todo estado de São Paulo. Na região de Franca serão seis mil vagas ao longo do ano, número cinco vezes maior do oferecido em 2020. As ações estão focadas na capacitação, presencial e remota (EAD, whatsapp e webaula), em gestão e técnica, formalização, acesso à tecnologia e ao crédito e abertura de novos mercados.
As inscrições já estão abertas, sendo 30% para cursos técnicos, a ser ministrados pelo SENAC e SENAI e 70% vagas em cursos de gestão, ministrados pelo SEBRAE-SP. Podem se inscrever pessoas que planejam a abertura do negócio próprio e também quem já tem empresa aberta e busca orientação para organizar o empreendimento.
Em 2020, mais de 165 mil empreendedores participaram dos cursos (62% de forma digital), em 631 municípios do estado de SP e foram liberados cerca de R$ 40 milhões a quase 3 mil empreendedores.
“Para este ano, decidimos mais que dobrar o número de vagas por dois motivos principais – chegar a mais empresários já estabelecidos e incluir os mais de 518 mil MEIs paulistas que iniciaram atividade em 2020 – um MEI a cada minuto”, informa Meirelles.
Aumentar o acesso à inovação tecnológica também é outro pilar da estratégia de atendimento do Sebrae-SP neste ano. Por isso, o maior programa de inovação e empreendedorismo – ALI (Agente Local de Inovação) chega na versão 4.0. Nele, durante quatro meses, e gratuitamente, os agentes acompanham a empresa, realizam diagnóstico e propõem plano de ação inovação em processos, produtos e/ou gestão. Em Franca, a meta é atender em 2021 cerca de 528 micro e pequenas empresas, do comércio, da indústria e de serviços. “A meta é elevar o número de inovações de processos, produtos e/ou gestão nos pequenos negócios da região, aumentando as chances de competir aqui e fora do Brasil”, afirma Meirelles.
O presidente do Sebrae explica ainda que a entidade está em negociação com marketplaces de alcance nacional e internacional para inclusão dos pequenos no mercado digital. E lembra que hoje já acessam as plataformas Helpie, Magalu, Pertinho de Casa, Compre do Pequeno, entre outras.
Além disso, o Banco do Povo tem R$ 160 milhões disponíveis em microcrédito para os oriundos do programa Empreenda Rápido.
Um pouco mais sobre os cursos
Para quem está buscando iniciar um negócio, a opção é o curso “Descomplique”. Os participantes vão receber orientações sobre comportamento empreendedor, tipos de empresa e como se formalizar, modelo de negócios Canvas, plano de marketing e estratégias, e controles e indicadores financeiros.
Aqueles já formalizados podem se inscrever nos cursos “Organize seu negócio”, “Pronto para crescer” e “Enfrentar”. O “Organize seu negócio” é formatado para ajudar o Microempreendedor Individual que já atua no mercado e precisa melhorar a gestão do negócio para torná-lo mais lucrativo. A programação inclui ensinamentos sobre empreendedor de sucesso, formação de preço, fluxo de caixa e marketing digital.
O “Pronto para crescer” é direcionado ao MEI que tem planos para aumentar o faturamento e precisa se preparar para o desenquadramento e evolução para microempresa (ME). Eles vão aprender sobre o desenquadramento do MEI e as novas possibilidades de tributação, indicadores, inovação, crédito, marketing digital e como fazer um crescimento planejado e orientado para resultados. Em 2019 e 2020, quase 30% dos MEIs fizeram essa transição, com aumento de faturamento e geração de novos postos de trabalho.
Por fim, o “Enfrentar” serve tanto para MEIs quanto para outros portes de empresa. Nele serão abordados temas como inovação nas vendas, proteção ao caixa, crédito, renegociação e entendendo seus direitos.
*Em virtude da reclassificação constante do Plano SP no combate à pandemia do novo coronavírus, as cidades de abrangência do Escritório de Franca podem ter suas atividades presenciais restritas em fevereiro. Caso na data de um curso presencial isso aconteça, as atividades serão realizadas de forma online e os inscritos avisados com antecedência.
Atendimento em Franca:
Sebrae-SP em Franca
Av. Dr. Ismael Alonso Y Alonso, 789 – Centro
0800 570 0800 (ligação gratuita)
(16) 3111-9906