5 dicas para ter um home office mais produtivo

home office

Trabalhar em casa nem sempre é fácil. É preciso estabelecer alguns combinados com toda a família, ou moradores da casa, e até consigo mesmo para conseguir dar conta de produzir. Num ambiente mais íntimo e pessoal, ter horas de trabalho realmente produtivas é a grande questão para quem tem um home office. Se por um lado, você consegue aproveitar mais seu dia sem as horas de deslocamento, intervalo para almoço e mais toda a rotina de beleza para estar em um “look” profissional, em casa, você também consegue se distrair muito mais com outras necessidades domésticas e atividades mais prazerosas que seu lar pode proporcionar. Por isso, siga algumas dicas para estabelecer um “cantinho privado” onde você consiga ser mais produtivo dia a dia.

Para ser produtivo trabalhando em casa:

1. Estabeleça um espaço privado dentro de casa
Por mais que se converse com todos que moram com você, muitas vezes é difícil conseguir paz e silêncio para trabalhar em casa. Por isso, a primeira estratégia para evitar interrupções indesejadas é delimitar um espaço dentro da casa que será o seu “escritório” – um local onde não vão incomodar você e nem mexer nas suas coisas.

2. Deixe o local organizado e convidativo
Além de organizar e personalizar o cantinho com a sua cara, deixe esse espaço convidativo, confortável e iluminado. Se possível, abra espaço para a luz natural. O sol faz bem e pode te ajudar a se manter motivado. Por isso, monte seu home office perto de uma janela. E dependendo da vista, vale começar seu horário de descanso dando uma bela olhada lá fora.

3. Escolha móveis confortáveis e ergonômicos
Longe do olhar de colegas e chefes, você talvez não resista à tentação de trabalhar deitado no sofá ou na cama. Ficar em uma postura como essa pode parecer confortável a princípio, mas a longo prazo pode causar perda de concentração, dores e até lesões. É melhor buscar uma postura de trabalho adequada e investir em um mobiliário funcional e ergonômico.

4. Tenha um vaso com planta por perto
Vegetais – que deem flores, então? – são a decoração perfeita para o seu home office, já que trazem para a sua casa algo que está lá fora. Além disso, sua beleza pode proporcionar tranquilidade e ajudar a manter a concentração.

5. Estabeleça horários ou cronogramas
Mais do que ter rituais de começo e “fim” do expediente, é importante que você estabeleça algumas metas para não se sentir tentado com a variedade de distrações disponíveis no seu ambiente caseiro. Trabalhar em blocos concentrados de horas, focado por uma a três horas, entre pausas para outras atividades é uma ótima estratégia para cumprir algumas atividades de uma vez.

 
Fonte: por Camila Silva (Bolsademulher.com)
Foto: Reprodução/Ilustrativa

 

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*