/60% dos consumidores francanos pretendem comprar presentes neste Natal

60% dos consumidores francanos pretendem comprar presentes neste Natal

Compras Natal

Uma pesquisa encomendada pela Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), com o objetivo de identificar as intenções de compra na cidade para o Natal e mapear o perfil do consumidor, revela que 57,86% das pessoas vão consumir nessa época do ano, sendo a maioria mulheres, casadas, entre 25 e 40 anos, da classe D, com ensino médio completo, dois filhos, empregadas e residentes em Franca.

As consumidoras comprarão em torno de 5,5 presentes, no valor médio de R$ 98,60 cada um, com pagamento à vista, sendo que 34,3% pretendem usar o 13º salário. Na lista de presentes, roupas aparecem em primeiro lugar, depois brinquedos, calçados e livros. Os mais presenteados serão os cônjuges, seguidos dos filhos ou netos.

Realizada pelo Ipes (Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais), do Uni-Facef – Centro Universitário Municipal de Franca, a pesquisa ouviu 420 pessoas acima de 16 anos, no Centro e no Franca Shopping, entre os dias 23 e 28 de novembro.

Os números revelam que 57,86% dos entrevistados, ou seja, 243 pessoas pretendem consumir nessa época do ano. A partir daí, verifica-se o perfil do consumidor: mulheres (59,58%), casadas (47,11%), entre 25 e 40 anos (31,69%), da classe D – renda de R$ 1.577 a R$ 3.152 (43,75%), com ensino médio completo (47,52%) e com filhos (58,02%), sendo a média de dois filhos por pessoa. Outro dado da pesquisa é que 67,91% dos entrevistados estão empregados, 25,37% desempregados e 6,72% aposentados.

“O nosso intuito é desmistificar esse sentimento de pessimismo que tomou conta da população, em razão da crise política e econômica. A pesquisa comprova o que já venho afirmando, que em Franca o cenário não está tão ruim como no restante do País. Acredito que o número de consumidores que pretendem consumir neste Natal ainda vai aumentar, pois a entrevista foi feita em novembro e antes do pagamento do 13º salário”, afirma o presidente da Acif Dorival Mourão Filho.

Os presentes
Nesta questão, de respostas múltiplas, a pesquisa de Intenção de Compras revela que cada consumidor (24,68%) pretende comprar 5,5 presentes e gastar R$ 50 por item, sendo que 20% estão dispostos a gastar R$ 100 por presente. Segundo os dados, o valor médio de cada presente será de R$ 98,60.

Na lista dos produtos mais procurados, 90,5% pretende dar roupas, 59,5% vão comprar brinquedos, 35,8% optarão por calçados e 20,9% comprarão livros (Classe B).

Os maridos/namorados (24,4%) são os que mais devem ganhar presentes, seguidos dos filhos/netos (19,5%), dos pais (18,8%), sobrinhos/afilhados (13,9%), irmãos (11,9%) e por último os amigos (8,7%).

Segundo a coordenadora do Ipes, Melissa Franchini Cavalcanti Bandos, pessoas da Classe E (que ganham até R$ 1.576) priorizam filhos e netos, pessoas da Classe D (que ganham entre R$ 1.577 e R$ 3.152) e C (que ganham entre R$ 3.153 e R$ 7880) priorizam cônjuge, companheiro ou namorado, e pessoas da Classe B (que ganham entre R$ 7881 e R$ 15.760) priorizam os pais. Ao analisar a relação da intenção de compra e a idade dos entrevistados, a pesquisa revela que os jovens de 16 e 17 anos priorizam os pais em suas compras de Natal, contudo, os jovens de 18 a 24 anos elegem cônjuge, companheiro ou namorado como sua primeira escolha, seguidos pelos pais.

Na faixa etária de 25 a 40 anos, cônjuge aparece como primeira opção, seguido por filhos e netos. Na faixa etária de 41 a 59 anos, os filhos e netos são prioridade, seguidos pelos companheiros.

No cruzamento de dados entre os destinatários dos presentes e o estado civil dos entrevistados é possível afirmar que entre os solteiros a prioridade são os pais; entre os casados, a preferência são os cônjuges; entre viúvos e divorciados a primeira opção são filhos e netos.

 

 

Fonte: Acif Franca
Foto: Ilustrativa/Divulgação