/Acif apoia a gestão da Orquestra Sinfônica de Franca

Acif apoia a gestão da Orquestra Sinfônica de Franca

orquestra

A gestão da Ascram (Associação Cultural da Região da Alta Mogiana), mantenedora da OSF (Orquestra Sinfônica de Franca), OJF (Orquestra Jovem de Franca) e do Ensemble Vocal OSF, passou a contar com o apoio administrativo da Acif, que tem como objetivo ampliar suas ações sociais e aproveitar os talentos revelados no Projeto Guri, do qual é parceira colaboradora.

Desde julho, todas as atividades internas e burocráticas das Orquestras estão sendo realizadas na Acif, que cedeu toda a sua infraestrutura física e gerencial. “Acredito que também é função das entidades contribuir para a cultura local. Esse apoio à OSF vai gerar muitos frutos, pois há 10 anos somos parceiros do Guri e muitos talentos revelados neste programa sociocultural terão a oportunidade de seguir carreira nas Orquestras”, diz o presidente da Acif Dorival Mourão Filho.

O Guri – Polo Acif Franca atende 800 crianças e adolescentes e a Entidade fornece espaço físico, manutenção, infraestrutura e segurança dos equipamentos.

Segundo a presidente da Ascram, Vera Maria Jacinto Rodrigues Alves, por meio do apoio da Acif será possível ampliar as atividades e abraçar novos projetos culturais e educacionais, com cunho social. “A nossa principal expectativa é poder formatar projetos musicais, mas, porém, sem deixar de lado a questão artística, da qual Franca é sempre muito carente. Se cada um fizer sua parte conseguiremos elevar o nome das orquestras e levá-las para uma esfera estadual e até mesmo federal, colocando-as no cenário musical deste país”, afirma.

Vera ressalta que orquestras no mundo inteiro passam por períodos de crise financeira e que faz parte até do histórico de todas elas fatos delicados e de difícil solução. Na região, a Orquestra de Ribeirão Preto vive uma situação difícil e busca ajuda para a sua sobrevivência.

“A Acif, com seu potencial de estrutura sob todos os aspectos, pode fazer com que o histórico da OSF tome um rumo diferente. Com empenho, dedicação e organização, pode-se fazer com que verbas direcionadas às orquestras rendam um trabalho profícuo”, ressalta Vera.

Para Nazir Bittar, maestro titular e diretor artístico da OSF, da OJF e do Ensemble Vocal OSF, o público francano será o mais beneficiado, pois muitos projetos serão lançados. “Fico muito feliz e esperançoso com este apoio da Acif. Estamos falando em exemplo de profissionalismo e dedicação que irá se unir aos trabalhos das orquestras. Acredito que só teremos a ganhar em todos os lados”, diz.

 

Foto: Ilustrativa – maestronazirbittar.com.br