Acif e Unifran apresentam projeto para revitalizar o Centro de Franca

capa-reduzida-10-11-2016-wil-revista-acif-naocleo-de-projetos-de-tecnologia-e-inovaa%c2%a7ao-4246

Proposta prevê reformulação total do paisagismo, redes elétricas subterrâneas, troca de mobiliários urbanos e construção de banheiros públicos

Um evento ocorrido na semana passada – que reuniu cerca de 60 empresários, membros da próxima administração e a imprensa na reitoria da Unifran (Universidade de Franca)- dirigentes da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e da universidade apresentaram o projeto de revitalização do Centro que as entidades desenvolveram em parceria. A proposta arquitetônica prevê a troca de pisos das praças Nossa Senhora Conceição e Barão, reformulação total do paisagismo, redes elétricas subterrâneas, troca de mobiliários urbanos – como bancos – e modificação de fachadas de edificações. Para a Praça do Itaú, o planejamento inclui a padronização das barracas e setorização do comércio, agrupando em um mesmo espaço áreas de interesse comum como alimentação, vestuário e tecnologias. Além disso, o projeto propõe a construção de banheiros públicos e nova iluminação.

“As cidades de médio a grande porte do Brasil viram seus centros comerciais perecerem com o avanço da vadiagem, utilização de drogas, vandalismo e hoje se veem investindo altos valores para tentar recuperá-los”, afirmou o presidente da Acif, Dorival Mourão Filho. “Em Franca, ainda temos um Centro pujante, apesar de decadente. Trabalhamos em conjunto com a Unifran para realizar esse projeto de revitalização que não deve ser um ato de uma bandeira só, mas abraçado por toda a comunidade e pelo poder público”, completou.

Em suas considerações sobre a iniciativa, os professores do curso de arquitetura da Unifran Max Engler e Luciano Andrade, responsáveis técnicos pelo projeto, afirmaram ser as praças a base da cidade. “É fundamental que a mudança, limpeza, organização e melhoria da infraestrutura comecem por elas para que assim consigamos melhorar as áreas publicas de comércio e de lazer de Franca.”

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito eleito, Frank Pereira, o presidente da Câmara Municipal, Marco Garcia; o atual secretário de planejamento, Carlos Arantes, sua sucessora na próxima administração, Flávia Lancha e o presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão do Couto.

imagem1 imagem2 imagem3 imagem4 imagem5

Núcleo de Projetos de Tecnologia e Inovação

O evento em que o projeto de revitalização do Centro foi exposto também foi palco para a apresentação do núcleo de projetos de tecnologia e inovação – iniciativa da Acif, Sindifranca (Sindicato das Indústrias de Franca) e Unifran – aos empresários de Franca. Na ocasião, a estrutura da universidade nas áreas de saúde, ciências e linguística foi detalhada para que conhecessem as aberturas que o núcleo oferecerá para o desenvolvimento de pesquisas relevantes em diversos segmentos.

“Estamos à disposição oferecendo equipamentos e assessoria adequada para a criação de projetos para que as empresas possam inovar. Estamos abrindo nossos laboratórios para que possam otimizar suas pesquisas a fim de que o resultado traga retorno à sociedade”, disse a reitora Ester Regina Vitale.

O Núcleo tem por objetivo incentivar a criação de projetos que resultem em novos produtos, serviços ou processos para aperfeiçoamento da produção e evolução tecnológica, impactando em melhorias e efetivo ganho de qualidade e competitividade para o setor. A iniciativa visa o desenvolvimento econômico e social da região de Franca, por meio da obtenção de recursos junto a órgãos governamentais de fomento à pesquisa.

 
Fotos: Wilker Maia/Acif

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*