/Apae realiza atividades em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo

Apae realiza atividades em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo

Autismo

No dia 2 de abril, sábado, comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2008, com o intuito de dar mais atenção ao transtorno do espectro autista, cuja incidência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. No Brasil estima-se que tenhamos 2 milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico, segundo dados da Revista Autismo.

A Apae Franca possui desde 2013 o Núcleo de Atendimento Especializado ao Autista, com uma proposta pedagógica adaptada à aprendizagem de conteúdos e conceitos básicos de acordo com a idade e buscando proporcionar independência, autonomia do aluno. Este trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar composta por: Assistente Social, Coordenadora pedagógica, Fonoaudiólogas, Pedagogas, Psicólogas, Terapeutas ocupacionais e auxiliares de salas. Atualmente são atendidos neste projeto 70 alunos, em salas de aulas adaptadas, proporcionando um
atendimento diferenciado e acolhedor ao autista e suas famílias.

E para comemorar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o Núcleo de Atendimento Especializado ao Autista preparou um Espaço Lúdico Sensorial, com uma programação de atividades de estímulo sensorial, contação de histórias, momento de relaxamento, cuidados pessoais e manicure. O Espaço Lúdico Sensorial receberá os autistas hoje, dia 31 de março, sexta-feira, no período das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, na sede da Apae Franca.

Agenor Gado, presidente da Apae reforça a importância de ações que visam à conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista, bem como todas as deficiências intelectuais que são atendidas pela Apae Franca, contribuindo para que a comunidade conheça um pouco mais sobre as necessidades e também a estrutura dos atendimentos ofertados pela entidade.

 

Foto: Ilustrativa/Divulgação