Atalie abre exposição “Poplicromias de Portugal” com trabalhos recentes

Atalie Rodrigues Alves – pintora, gravadora, desenhista e arte-educadora. (Foto: Divulgação)

Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 26 de outubro (sábado), a partir das 20 horas, a mostra “Policromias de Portugal” que reúne pinturas da produção recente da pintora, gravadora, desenhista e arte-educadora Atalie Rodrigues Alves, constituída por aquarelas com imagens inspiradas a partir de suas viagens e andanças pelo mundo, que incluem imagens baseadas em locais que visitou em Portugal durante a residência artística que fez ano passado a convite da prefeitura do município de Torres Vedras.

As obras, criadas a partir de pesquisas e imagens coletadas pela própria autora em diversas cidades portuguesas, como Lisboa, Óbidos e Torres Vedras, é uma continuação do ofício tradicional da pintura que exerce há mais de 40 anos, recriando lugares através da memória afetiva com uso rebuscado da geometria e de cores vivas e intensas, luminosas, que fazem reviver as paisagens que a artista viu noutras paragens além-mar.

Como escreveu o professor Norberto Stori, “Atalie trabalha as suas aquarelas não com um desígnio documental, mas sim com a sua linguagem artística, pois, trata-se de uma artista antes de tudo fiel a si própria, às suas buscas e verdade pictórica. Não se apega aos modismos e ao mercado de arte. No intimismo de suas obras, a sensibilidade está nas composições formais e cromáticas seguras, revelando a artista no seu ato criador. Espaços organizados dosando a composição com linhas verticais, horizontais, circulares e curvas, cada trabalho existe por si só, obra única. Busca a plasticidade nas formas, nas cores e nos espaços organizados”.

Atalie, natural de Franca, é formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1976) e dedica-se ao ofício de artista plástica e professora de artes desde então. Dentre outras atividades, foi também diretora da Pinacoteca Municipal. Atualmente, dedica-se à coordenação das atividades artísticas do Laboratório das Artes de Franca, importante movimento cultural da cidade, do qual foi uma das fundadoras.

Serviço:

Exposição: “Policromias de Portugal” – Aquarelas de Atalie Rodrigues Alves
Abertura: dia 26 de outubro, 20 horas
Visitação: até 20 de dezembro de 2019
Horário: segunda a sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h
Local: Laboratório das Artes de Franca
Endereço: Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação – Franca (SP)
Entrada Franca

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*