Aulas do Instituto Cidade do Calçado começam dia 30

Instituto Cidade do Calçado

As aulas do Instituto Cidade do Calçado (ICC) já têm data para começar: 30 de maio. Um evento às 19 horas, no Senai, marcará o início do Curso de Gestão na Indústria de Calçados, com apresentação dos professores e separação das turmas de acordo com as salas de aula. Os alunos serão divididos em sete grupos. Três deles assistirão às disciplinas na sede do Sindifranca e outros quatro, no antigo Fórum de Franca (confira em quadro abaixo).

As atividades do ICC começaram em outubro do ano passado com a palestra de Max Gehringer. Em uma segunda reunião realizada em dezembro, o presidente da entidade, Giuliano Gera, apresentou o conteúdo de cada módulo. “Agora é pra valer! Na segunda-feira (30/5) eles conhecerão os professores e saberão onde são suas salas. Na terça (31/5), as aulas começam em ritmo acelerado. Cada disciplina dura um mês e todo material didático, que foi elaborado especialmente para o nosso curso, será fornecido gratuitamente”, disse Gera.

Quadro

Parceria e verba

Segundo o presidente do instituto, o curso é voltado para capacitação do setor coureiro-calçadista e marca o início de uma parceria entre o ICC, o Sindifranca, a Prefeitura de Franca, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, e o governo federal.  A iniciativa foi viabilizada através de um convênio assinado com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa para investimento da ordem de R$ 500 mil, para a contratação da empresa de consultoria que vai ministrar as aulas, para a elaboração do material didático e contratação de palestrantes, como Max Gehringer.

Atraso e contrato

De acordo com o presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão do Couto, no início houve um esforço para contratação do Senai para ministrar as aulas. “Infelizmente, não deu certo e a indefinição acabou atrasando o processo”, disse ele.

Pelo convênio, a contratação da empresa de consultoria deveria ser feita por licitação, o que acarretou mais demora. “Tivemos um problema sério porque as empresas que ofereceram os menores preços não atendiam ao padrão de qualidade especificado nos editais. Dois certames foram realizados antes que o processo fosse concluído”, explicou Deyvid Alves da Silveira, diretor da Divisão de Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura de Franca.

Finalmente, no mês passado, a empresa Centro Educacional D’Paula, com sede em Brasília (DF), foi anunciada vencedora.

O curso

O objetivo do curso é capacitar empresários e profissionais em gestão na indústria de Franca. As aulas são gratuitas e para participar o funcionário deve ter o ensino médio completo. Também serão oferecidas gratuitamente consultorias empresariais e de diagnóstico para as empresas participantes.

O curso de gestão tem sete módulos direcionados para diferentes áreas da indústria calçadista. Cada empresa poderá indicar um candidato por módulo com o objetivo de buscar maior aperfeiçoamento dentro da sua área de atuação, na busca de melhorias no processo de gestão. Desta forma, uma empresa poderá ter até sete colaboradores cursando os diferentes módulos do curso, porém, a empresa também poderá indicar apenas um candidato para fazer todos os módulos mensais.

Novas inscrições

Para quem gostaria de participar, mas perdeu o prazo de inscrições, uma boa notícia: novas turmas serão formadas. Para participar o candidato deve preencher o cadastro disponível no site do Sindifranca (www.sindifranca.org.br).

Informações 3712-9400
Foto: Divulgação

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*