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Black Friday: confira tendências e dicas para preparar sua loja virtual

  • O francano Luis Eduardo Martins afirma que é importante programar o estoque para o grande fluxo de vendas no período da Black Friday para evitar atrasos na entrega. – (Foto: Igor Morais)

Ação deste ano já é considerada ‘histórica’ e deve bater recorde de vendas on-line; fabricantes de Franca ainda podem participar gratuitamente do Giga Varejo para vender na data

Neste ano de desafios e mudanças impostas em relação ao comportamento e à tecnologia, uma coisa é certa: o consumidor está mais digital, seguro e confiante para fazer compras on-line (mais de 85% dos brasileiros conectados realizaram compras virtuais desde março). Por isso, a Black Friday – que acontece no dia 27 de novembro – já está sendo considerada “histórica” e deve bater recorde, com expectativa de 27% de aumento nas vendas on-line em relação ao ano passado, que superou cerca de R US $ 3,2 bilhões, segundo a Ebit Nielsen. Por outro lado, a concorrência no universo digital também está maior, já que uma pandemia acelerou o processo de digitalização de muitas empresas, e é preciso muito planejamento para obter bons resultados.

“Muitas pessoas vão receber o 13º salário e estão esperando pela promoção. As lojas precisam faturar e, preocupados em evitar aglomerações e receber seus produtos a tempo, os consumidores utilizam a Black Friday para antecipar as compras de fim de ano. Há ainda os que vão realizar a sua primeira compra virtual ”, diz o professor Luís Eduardo Martins, CEO da EVA Commerce, da 7M Boots e do Giga Varejo.

Com experiência em e-commerce e clientes em todo o país, o empreendedor francano afirma que o novo comportamento do consumidor já é refletido nos números e pesquisas. No primeiro semestre deste ano, conforme as vendas pela internet no país cresceram 47%, a maior semestral em duas décadas.

Uma pesquisa sobre perspectivas de consumo, da Publicidade Rakuten, revela que 87% das pessoas querem ir às compras para Natal e que 57% considera participar da Black Friday neste ano. “Temos 86% dos consumidores com desejo de fazer suas compras pela internet. Então dá para imaginar a nossa expectativa para os dados, mesmo nesse cenário incerto da economia, com redução de gastos, esse novo hábito de compra vai permanecer ”, avalia Luis Eduardo.

No entanto, mesmo com um cenário favorável, a concorrência está maior. O e-commerce cresceu 40%, segundo a pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, e o volume de lojas on-line passou para mais de 1,3 milhão, até julho.

De acordo com Luis Eduardo, para obter bons resultados de vendas na Black Friday – e ainda durante todo o mês de novembro – como empresas e marcas precisam estar antenadas com as tendências da promoção e preparação a loja virtual, com um planejamento que exige muitas ações.

“Se a nossa oportunidade para atrair novos clientes em potencial e, com a exclusão alta, vai vender mais quem se planejar, atender o consumidor com uma boa gestão em todos os canais de comunicação, criar estratégia de visibilidade digital e oferecer mais vantagens, como descontos e promoções, na hora de fechar o carrinho ”, diz.

Esta é a primeira Black Friday no varejo eletrônico para muitas empresas. Por isso, Luis Eduardo dá mais dicas importantes. “A dados gera outras possibilidades. As marcas podem trabalhar o Novembro Negro (com promoções durante o mês), uma Semana Negra (na semana do evento e o sábado seguinte) e a Cyber ​​Monday (na segunda-feira, dia 30), fazendo um esquenta com algumas promoções e depois uma queima total do estoque, uma ação mais agressiva com os produtos que sobraram ”, direcionados.

Em Franca, 25 pequenos e médios fabricantes de vestuário, calçados e acessórios, que fizeram adesão ao marketplace Giga Varejo ( http://www.gigavarejo.com.br ) – lançado por Luis Eduardo durante uma pandemia – se preparou para uma estreia na Black Friday. Há apenas quatro meses no ar, o site oferece cerca de 500 produtos e já registra boas vendas em todo o País.

Fabricantes francanos que ainda não vendem pela internet podem fazer uma adesão gratuita para incorporar a “maior promoção de todos os tempos”. Para isso, basta apenas ter o CNPJ estabelecido estabelecido na cidade e, no mínimo, 10 modelos do seu produto. O cadastro é aprovado sem burocracia, no mesmo dia, e o retorno é de 100% do preço de atacado. Mais informações: (16) 99326-3630 / contato@evacommerce.com.br .

6 dicas para vender mais

  1. Estoque

Programar o estoque para o grande fluxo de vendas no período a fim de evitar atraso nas entregas. “Uma boa gestão do estoque e grande oferta de produtos agiliza o envio imediato e garantia de satisfação do cliente. É importante levar em conta que, pela alta demanda, o produto pode travar um ou dois dias nas transportadoras e Correios, por isso rapidez na logística interna faz toda a diferença ”, explica Luis Eduardo Martins.

A data também é uma oportunidade para desencalhar o estoque, fazer dinheiro e investir em produtos carros-chefe e que têm boa saída. No entanto, avalie os produtos em estoque e faça realmente bons descontos, que tragam vantagens para sua loja e para seu cliente. Cuidado para não sair nenhum prejuízo.

  1. Vitrine virtual e identidade

Mudar a identidade visual do site, destacando a promoção com os núcleos tradicionais da Black Friday (preto, preto e vermelho) chama a atenção do internauta e faz ele amarelo reconhecer a loja como participante. Vale também identificar os produtos em promoção com etiquetas e tags, por exemplo, 70% de desconto, ou ainda destacar as vantagens e seu diferencial em relação aos concorrentes.

  1. Comunicação humanizada e multicanal

“Invista em redes sociais, vídeos e vidas, parcerias com influenciadores digitais. Faça histórias mostrando os bastidores da empresa, os funcionários, uma operação criada para a Black Friday, a movimentação na produção das embalagens, despacho das mercadorias. Crie um vínculo com o cliente através de postagens que gerem fidelização ”, explica Luis Eduardo.

Faça também vídeos exibições como opções e resultados dos produtos.

Ainda como estratégia de venda mostre facilidade de compra, acesso e atendimento ágil e descomplicado. Treine sua equipe para atender o consumidor omnichannel em todos os canais da empresa: chat, redes sociais, WhatsApp, telefone, SAC e e-mail.

  1. Navegabilidade

Verifique se sua plataforma tem boa performance e está preparada para muitos acessos simultâneos. Pense antes para não perder vendas e, se necessário, faça um upgrade.

  1. Vantagens

Oferecer vantagens ao consumidor é muito importante para a tomada de decisão da hora de fechar a compra. Repense o preço do produto e a gestão financeira para oferecer ao cliente descontos, cashback, cupons (exemplo: cupom de desconto válido para toda a loja acima de X valor) ou ainda opção de frete grátis / preço fixo do frete, por exemplo, para fornecida região ou todo o Brasil a R $ 15. “Não adianta oferecer o produto com um ótimo preço e o frete ser muito caro”, alerta Luis Eduardo.

Lembre-se de que a concorrência é gigante, que o cliente pesquisa e sabe o real valor do produto. Então, seja verdadeiro em relação aos seus preços e descontos.

  1. Marketing digital

Invista em anúncios e banners patrocinados nas redes sociais (Facebook e Instagram) e Google ADS para atrair os consumidores. Essa ação deve ser feita constantemente por meio de agências especializadas. Monitore o concorrente, mas se ver que não será positivo para sua loja virtual conceder o mesmo desconto da promoção dele tome uma decisão assertiva e não faça.

Segundo Luis Eduardo Martins é importante treinar sua equipe para atender o consumidor em todos os canais de comunicação da empresa: chat, redes sociais, WhatsApp, entre outros. – (Foto: Igor Morais)