Bolo gigante dos 192 anos de Franca atrai milhares de pessoas

????????????????????????????????????

Corte do bolo! A primeira-dama Cynthia Milhim Ferreira e o marido prefeito Alexandre Ferreira; Augustinho Valdemir Juliati, presidente da Sinpafran (Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria de Franca e Região); e o vice-prefeito Fernando Baldochi e sua mulher Viviane Simões Baldochi

A manhã de segunda-feira, 28, data em que a cidade completava seus 192 anos, foi marcada por um grande número de pessoas que compareceu ao Parque Fernando Costa, onde estava previsto ser servido um bolo gigante com 90 metros e cerca de 1,2 toneladas. Um pouco antes das 8 horas, quem circulava pela avenida Chico Júlio já observava uma movimentação atípica de frente ao Parque Fernando Costa, na Vila Exposição, onde as pessoas eram organizadas, numa fila que não parava de aumentar.

Logo, depois, elas receberam as primeiras orientações e tiveram o acesso liberado, se dirigindo para o chamado ‘restaurante’, onde sob o som de músicas variadas executadas pela Associação Banda Musical da cidade, foram se aglomerando.  A fila cresceu de tal forma que não era possível visualizar o seu término num primeiro instante, mas tudo transcorreu normalmente e teve o suporte das equipes da Guarda Civil Municipal, orientando a entrada e saída, de modo que tudo transcorresse normalmente.

Dentro do ‘restaurante’, desde as primeiras horas, homens e mulheres de 16 panificadoras, aglutinadas pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Franca e Região, trabalhavam na montagem e preparo final do bolo, ricadamente ilustrado com imagens de alguns pontos históricos da cidade, do centro, até a chegada do instante que foi liberado o atendimento. O prefeito Alexandre Ferreira e o vice Fernando Baldochi lá estiveram, juntamente com o presidente do Sindicato da Panificação, Augostinho Juliatti e colegas de diretoria, fazendo todos, uma breve saudação ao público e realçando a importância da comemoração.

Segundo os observadores, este ano o número de pessoas superou em muito as edições anteriores e tudo ocorreu sem problemas, num ambiente festivo e realmente de aniversário, como deveria acontecer. Ao final, homens e mulheres de todas as idades, acompanhadas ou não de crianças, puderam se servir a vontade, inclusive ao final muitos puderam levar um pedaço do bolo para casa.

bolo-02

Outros eventos

A programação dos 192 anos continua. Neste dia 30, no plenário da Câmara Municipal, tem o lançamento de um livro de memórias do saudoso professor José Chiachiri Filho, ‘Crônicas Escolhidas’, entre outras atividades que seguem até o dia 3 de dezembro. Trata-se de uma coletânea de publicações feitas ao longo dos anos pelo professor nos jornais da cidade, falando de personalidades e outras curiosidades, sempre com o seu jeito único de ser.

Esse material, segundo o seu filho, Chiachiri Netto, terá a renda auferida com as vendas para a Sociedade de Instrução e Trabalhos para Cegos.  Grande parte da produção literária do saudoso professor Chiachiri Filho, deu-se depois que ele perdeu a visão. Além do lançamento do livro na Câmara, tem evento dia 3, com o I Fórum da Igualdade Racial, a partir das 13 h, na Casa da Cultura de do Artista Francano “Abdias do Nascimento”. Mais informações podem ser obtidas na Casa da Cultura pelo tel. 3721-8692.

 

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*