/Docente de Fonoaudiologia da Unifran fala sobre o Dia Mundial da Voz

Docente de Fonoaudiologia da Unifran fala sobre o Dia Mundial da Voz

voz

Ela é aquela que usamos todos os dias, mas que dedicamos pouca atenção. Mesmo com o advento da comunicação digital, onde os teclados se tornaram um meio de interação com o mundo, a voz continua a ser a principal forma de interlocução entre pessoas. Dada sua extrema importância, no dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a sua importância para a saúde e a necessidade de prestar atenção nos sinais que ela emite.

A Universidade de Franca (Unifran), em Franca (SP), mantém sua atuação com o curso de Fonoaudiologia e a clínica que presta serviço à comunidade no diagnóstico e tratamento nas patologias que acometem a voz.

Coordenadora do curso de Fonoaudiologia na Unifran, a Profa. Ma. Nívea Maria Símaro Gomes coordena as atividades e faz um alerta sobre os cuidados necessários para a saúde vocal. Segundo a docente, a preocupação dos brasileiros está mais relacionada à sintomas como dor, ardor ou desconforto, sem muitas se preocupar com a qualidade da voz ou o aparecimento de rouquidão.

“Qualquer dificuldade na produção da voz pode ser considerada um problema. Sinais duradouros, por mais de 15 dias, como rouquidão, cansaço ao falar e variações como voz fina x grave demais ou forte x fraca demais são pontos de atenção”, explica a professora, que ainda alerta sobre a oscilação da melhora da voz em um dia com menos utilização e a piora em situações onde a fala é intensificada.

Para a especialista da Unifran, recomendações simples, incorporados ao dia a dia, são formas de evitar problemas relacionados à voz:

· Procure falar sem esforço e busque abrir bem a boca para a articulação das palavras
· Beber água regularmente
· Evite o incômodo da garganta com o hábito do pigarro
· Competição com o barulho: evite gritar e falar muito alto em ambientes ruidosos
· Ingestão de álcool e fumo são prejudiciais para as pregas vocais

 
Foto: Ilustrativa/Divulgação