Economia Global: palestra promovida pelo DNI-ACIF e Banco do Brasil atrai mais de cem empresários

Evento ocorreu na manhã desta terça-feira, no Centro de Educação Empresarial da ACIF

Tarciso Bôtto, presidente da ACIF, durante a abertura do evento

Mais de cem empresários estiveram ontem, 21, no Centro de Educação Empresarial da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) para conferirem a palestra “Economia Global”, promovida pelo DNI-ACIF (Departamento de Negócios Internacionais da ACIF) e Banco do Brasil. O conteúdo abordou perspectivas para o cenário macroeconômico em 2020 e seus fatores de risco, tais como como a guerra tarifária entre China e Estados Unidos.

“O ambiente global se mostra mais desafiador este ano, mas dois eventos externos nos ajudam, neste começo de 2020, a desenhar uma perspectiva um pouco melhor: a sinalização dos Estados Unidos e da China em relação à guerra tarifária e a atuação do parlamento do Reino Unido para que o Brexit aconteça de forma organizada ”, afirmou o palestrante Alberto Ronchi, doutor em economia e membro da equipe de avaliação e construção de cenários para a economia e o macroambiente no Banco do Brasil.

A liquidez ainda elevada nos mercados financeiros mundiais, elementos geopolíticos entre outros temas que podem impactar a dinâmica da economia global também foram apresentados.

Palestrante Alberto Ronchi

“Achei o evento maravilho. A ACIF é uma das pouquíssimas associações comerciais que estão fazendo um trabalho de sensibilização e divulgação da área internacional. Esse movimento é fundamental para o crescimento de uma economia”, afirmou o consultor de área internacional Ricardo Polito. “Vejo o esforço da associação em buscar alternativas para pequenos fabricantes que ainda não conhecem as possibilidades do mercado internacional e seus próprios potenciais. Achei a palestra maravilhosa e importante para que possamos entender a situação do Brasil perante o cenário mundial”, disse Dib Nader, gerente de negócios da Nader Logística e Gestão em Transporte.

O presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, afirma que o objetivo da palestra foi alcançado. “Nos foi apresentado um conteúdo de relevância, capaz de auxiliar as empresas em seus planejamentos para 2020. Percebo que o público entendeu nossa proposta de aproximar Franca do mercado internacional”, disse. “Tivemos um auditório cheio e a união da classe é importante para atravessarmos os desafios que nos esperam, com sucesso.”

Rodada de Negócios Internacionais

A palestra “Economia Global” vem ao encontro da proposta de aproximação do empresário local com o mercado internacional que será intensificada durante a 1ª Rodada de Negócios Internacionais de Franca, uma iniciativa da ACIF, Prefeitura Municipal, Investe SP e Sebrae. Voltada para fabricantes de calçados, a ação ocorrerá nos dias 18 e 19 de março de 2020, reunindo 32 empresas locais e 25 compradores dos Estados Unidos, Colômbia, Chile, Peru, Paraguai, Bolívia e Equador.

Os participantes terão o apoio do DNI-ACIF antes, durante e após a Rodada, desde a preparação das empresas para o evento, tradução no decorrer das negociações e apoio nos atendimentos até o acompanhamento pós-venda e follow up das negociações. Uma equipe da área de operações financeiras internacionais do Banco do Brasil estará presente durante o evento que contará, ainda, com o suporte para operações logísticas, despachante aduaneiro e trading parceiros.

Apoiam a ação o Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), Branco do Brasil, Euromonitor, Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP), Ciesp/Franca (Centro das Indústrias do Estado de SP), UPS (United Parcel Service), Ceciex (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais, Importadoras e Exportadoras), Associação Comercial de São Paulo e Ibrei (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais).


Imagem geral do evento

Fotos: Divulgação/ACIF

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*