Empreender Exportação: entidades se unem em apoio a empresários

????????????????????????????????????

Ana Teresa Arruda Rocha – gerente de Negócios do Sindifranca

As três principais entidades setoriais de Franca – Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e AMSC (Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana) – se uniram para lançar o Empreender Exportação. O projeto reunirá cafeicultores e industriais de diversos segmentos interessados em iniciar ou melhorar suas vendas para outros países.

“Identificamos essa demanda e fomos atrás de parcerias para ajudar esses empresários a desenvolver ferramentas especiais de vendas. Será utilizada a metodologia já consagrada do Empreender, do Sebrae Nacional, que tem grupos com excelentes resultados em várias associações comerciais do Brasil, inclusive na Acif”, disse Ana Teresa Arruda Rocha (foto) – gerente de Negócios do Sindifranca.

“Acreditamos que unindo as três entidades será mais fácil congregar micro e pequenas empresas que normalmente não têm acesso aos processos de exportação. Alguns ainda não conseguiram, outros acham que é muito difícil. Vamos trabalhar para facilitar a vida do empresário”, disse Marcelo Carraro Rocha, diretor executivo da Acif.

“Precisamos orientar os produtores do segmento de cafés especiais sobre as oportunidades, sobretudo neste momento em que buscamos as exportações diretas entre cafeicultores e consumidores”, disse Patrícia Milan, superintendente ASMC.

O lançamento oficial da iniciativa será amanhã, terça-feira, dia 19 de abril, às 18h30, no Centro de Educação Empresarial Acif, que fica na rua Major Claudiano, 1.907, no Centro. Na oportunidade será assinado um termo de parceria entre as três entidades para fomento à exportação através de treinamentos, encontros e discussões.

Na sequência, estão programadas duas palestras: “Exporte sempre e não dependa do câmbio”, com o professor Luís Gonçalves Pinto, matemático e pós-graduado pela USP com 34 anos de atuação no mercado financeiro; e a apresentação do Programa Empreender da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), pelo consultor Márcio Pessolo.

O evento será encerrado com um coquetel especial oferecido pela Unimed Franca. Os interessados devem confirmar presença pelos telefones: Acif (3711-1765), AMSC (3017-0705) ou Sindifranca (3712-9400).

O projeto

O Empreender Exportação foi dividido em três áreas de atuação em que as empresas serão atendidas de acordo com seus setores. O intuito é juntar empresários que tenham o mesmo perfil para capacitação.

Os cafeicultores terão suporte da AMSC na formação de seu grupo, assim como os calçadistas serão agrupados pelo Sindifranca e as demais indústrias como as de alimentos, componentes, lingerie e cosméticos, entre outras, formarão um grupo multissetorial com o apoio da Acif.

“Para isso, reunimos vários parceiros que irão ajudá-los a trilhar esse caminho. Assim, o projeto se torna superacessível e ainda pode ter previsão de recursos do Sebrae Nacional, dependendo do desenvolvimento dos trabalhos dos grupos”, disse Ana Teresa.

Não há custos para os participantes. Podem se inscrever empresas que nunca exportaram ou que já tiveram experiência, mas não exportam mais. “Não é para o grande exportador, mas para quem ainda não se consolidou na exportação”, reafirmou Ana Teresa.

Quanto à metodologia a ser aplicada, a gestora do Empreender da Acif, Susana Rodrigues, explica que a Associação conta com um departamento que coordena núcleos setoriais há 10 anos e atualmente conta com 22 grupos de diversos segmentos.

Entre os exemplos de sucesso cita o Construfran, um núcleo formado por lojas de materiais de construção há oito anos. “Eles passaram por várias etapas e em setembro do ano passado inauguraram uma central de compras coletivas, tudo graças à metodologia e à união dos empresários envolvidos”, disse Susana.

 

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*