/Ex aluno da Apae Franca fará exposição de telas pintadas com a boca

Ex aluno da Apae Franca fará exposição de telas pintadas com a boca

ApaeIntitulada como “O voo da superação através da arte” a exposição que será na Casa da Cultura a partir do dia 28 de Agosto, reunirá obras de diversos artistas de Franca e região. José Henrique Taveira Breda, o Zezé (foto), 54, é um dos poucos pintores que estará na exposição que produz todas suas obras com a boca. Mais de vinte quadros do artista plástico estarão à mostra e dezoito à venda. Muitas obras que estarão em exposição ainda estão sendo produzidas pelo pintor.

José Henrique é um artista diferenciado. Quando nasceu, em 1960, uma demora no parto iria acarretar uma paralisia em seus braços e pernas para o resto da vida. Só que esta condição não impôs limites ao garoto que anos depois descobriria o dom da pintura. Com ajuda da mãe, Geraldina Breda, que também é artista plástica, o jovem Zezé riscaria os primeiros traços na tela ainda na adolescência. Uma das incentivadoras do jovem foi também a artista plástica Maria Goret Chagas. Com os movimentos das pernas e mãos também limitados devido a uma paralisia na infância, Goret chegou a dar aulas de pintura para mãe de Zezé. As aulas foram inspiração para o jovem. De lá pra cá ele nunca mais parou.

E é de forma lenta que os traços vão surgindo. Pouco tempo depois, o que era um quadro branco ganha vida e percorre o mundo. Isso mesmo, o mundo. Isso porque Jose Henrique faz parte da Associação de Pintores com a Boca e os Pés (APBP). A Associação é internacional e reúne artistas que pintam com a boca e os pés de várias partes do mundo. No Brasil são aproximadamente 60 pintores.

O objetivo da Associação é oferecer apoio financeiro, pratico e criativo para que seus membros desenvolvam seus talentos artísticos e possam vender seus trabalhos que são reproduzidos em formas de cartões, calendários e outros produtos.

E se engana quem imagina que os talentos de Zezé param nas pinturas. Ele também é escritor e já lançou um livro com belas poesias. “A Mensagem” é uma coletânea de várias poesias escritas por ele.

Dona Geraldina atribui muito do que seu filho é hoje à Apae. Ela que faz parte da história da instituição (é uma das fundadoras da APAE-Franca, fez parte da primeira diretoria da entidade e foi fundadora do “Clube das Mães”) conta que logo na infância o filho estudou na instituição, o que ajudou na sua melhora. “Até hoje frequentamos os eventos da Apae.

Para ele é uma grande alegria voltar ao local que o acolheu e o ajudou no seu desenvolvimento”, disse Geraldina.

Apae 01

A abertura da exposição “O voo da superação através da arte” será dia 25 de Agosto. As obras ficarão expostas na Casa da Cultura, na rua Oscar Brasilino dos Santos, 1.531, Centro de Franca.

 

 

Fotos: Divulgação