Festival gastronômico “Na Trilha do Café” será realizado pelos alunos do Curso de Turismo Rural

Cafe

No  próximo sábado,  11 de novembro,  será realizado a primeira edição do Festival Gastronômico “Na trilha do Café”, a partir das 11 horas, no Sítio Abaeté, nas proximidades do Jardim Zanetti, em Franca.

Trata-se de uma aula prática onde os alunos vão colocar em prática todas as técnicas de atendimento, gastronomia, decoração e administração, adquiridas durante o curso. O festival gastronômico faz parte do penúltimo módulo do curso que tem duração de 10 meses.

O curso de Turismo Rural tem a finalidade de proporcionar ao produtor rural um olhar ampliado sobre sua propriedade. Além disso, fornece ferramentas para identificar e implantar negócios na área de turismo, de acordo com os recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.

O Festival Gastronômico “Na trilha do café”,  busca resgatar a cultura e identidade de Franca apresentando uma típica culinária aos convidados. Este primeiro festival fez um recorte do período em que os imigrantes italianos em terras francanas aportaram, para trabalhar nas lavouras de café, além de lembrar em alguns pratos, a presença dos tropeiros no município.

O curso reúne 18 alunos e será concluído no próximo mês de dezembro. Ele é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com Sindicato Rural de Franca e a Prefeitura Municipal de Franca, por meio da Divisão de Turismo.

Para a Diretora de Turismo, Rosana Branquinho, o município de Franca possui uma extensa área rural e também reúne características e condições necessárias para que o turismo rural cresça e se consolide, assim como outras modalidades do Turismo.

Para o próximo ano um novo curso já está programado. Mais informações podem ser obtidas no Sindicato Rural de Franca, no telefone 3720-2444 ou na Divisão de Turismo, 3724-7080.

O festival Gastronômico terá início às 11h00 e contará com a seguinte programação:

* 11h00 – Recepção

– Cafezinho com bolo de fubá de moinho de pedra mó
– pão de queijo
– água aromatizada

* 11h30 – Saída para trilha (curta)

– mata / cafezal /casa do colono / pomar/ tulha/ beneficiamento

* 12h30 – Volta ao salão principal para almoço

Petiscos:  mandioca, torresmo
Entrada: Salada de folhas verdes e tomate cereja
Prato principal: frango caipira ao molho
Acompanhamentos: arroz branco,  polenta, quiabo, carne de lata, couve, feijão tropeiro.
Sobremesa: Pudim de café, bolo de café e frutas com sorvete

* 14h30 – Encerramento

 
Foto: Reprodução/Ilustrativa

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*