Franca caminha para se tornar “Município de Interesse Turístico”

Franca

A Prefeitura de Franca está trabalhando junto ao Governo do Estado para se tornar um MIT (Município de Interesse Turístico), condição que dá a cidade acesso a verbas estaduais e federais do setor. O prefeito Gílson de Souza acompanha com muito interesse o tema e trata do assunto diretamente com o Governo Alckmin, através da Secretaria Estadual de Negócios e Turismo.

Atualmente, o estado de São Paulo conta com 70 cidades consideradas Estâncias Turísticas – cidades com turismo consolidado e com acesso a verba do Fundo de Melhoria de Estâncias. Os MITs são o primeiro passo para a consolidação das cidades como futuras Estâncias Turísticas.

Com a aprovação unânime pela Alesp – Assembleia Legislativa de São Paulo – da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 11/2013 em 2015, 140 municípios do estado poderão ser inclusos no programa. Já dentro do projeto de ampliação, no dia 31 de maio de 2017, o Governado Alckmin sancionou a lei que considera 20 novos municípios paulistas como MIT, entre eles constam as vizinhas cidades de Rifaina, Brodowski e Santo Antônio da Alegria.

Para participar, os municípios deverão preencher alguns critérios, entre eles: comprovação de potencial turístico, formação do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), possuir serviço médico emergencial, infraestrutura básica, Plano Diretor de Turismo e expressivos atrativos turísticos. Os municípios classificados passarão a receber recursos na ordem de R$ 550 mil ao ano para investimento no setor.

Em Franca, a Secretaria de Desenvolvimento trabalha intensivamente, buscando se adequar às exigências do programa. Segundo informações da Divisão de Turismo, os primeiros passos estão sendo dados, com o COMTUR em pleno funcionamento, pesquisa de demanda turística em andamento e sendo realizada pelo Instituto de Pesquisa da Uni-Facef e a contratação para breve, via licitação, de empresa de consultoria que auxiliará a elaborar o Plano Diretor de Turismo do Município.

Franca é uma cidade importante no cenário regional, possui marcas fortes como Capital do Calçado, Capital do Basquete e Terra do Melhor Café. Segundo a Diretora de Turismo de Franca Rosana Branquinho, todas essas características são extremamente positivas para o objetivo da cidade e constam na análise do corpo técnico que avalia o potencial do município. “Estamos confiantes de que também seremos certificados, o mais tardar no início do próximo ano”, avaliou a diretora.

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*